segunda-feira, 22 de setembro de 2014

CRAS São José forma turma de corte e costura

Texto e foto: Camila Graziela

O curso durou um ano e teve como objetivo capacitar as mulheres para o mercado de trabalho e auxiliá-las na geração de renda

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), formou a quarta turma no curso de corte e costura. Na noite de sexta-feira (19), 14 mulheres do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do São José receberam certificados de conclusão da atividade.

Diferentemente de anos anteriores, nos quais o curso era encerrado com um desfile na sede do CRAS, o evento deste ano teve um sabor especial. Ocorreu em uma pizzaria e contou com a presença do prefeito Cido Sério. A coordenadora técnica da SMAS, Aline Carreto Koga, representou a secretária Marta Dourado. De acordo com a coordenadora Ana Paula da Rocha Soares, a ação teve por objetivo promover a interação social e fortalecimento dos vínculos dentro da sociedade.


“Tínhamos como tradição o desfile, mas neste ano optamos por proporcionar um momento de lazer, junto com a família para trabalharmos a questão da autoestima e os laços familiares e comunitários. Pois na maioria das vezes, este é o único meio de passeio deles”, explicou Paula, que ressaltou ainda, que cada formanda teve direito de levar dois convidados.

O prefeito Cido Sério destacou as ações proporcionadas pela administração para a formação e independência das pessoas para que tenham uma nova forma de conquistar renda. “É muito gratificante poder estar com as pessoas em momentos especiais como este”, disse o prefeito.


“Estou muito feliz. Receber este diploma é uma realização”. Esta foi a frase de Rosilene Aparecida da Silva Oliveira, 42. Ela conta que sempre foi dona de casa por opção para poder cuidar dos três filhos. “Eu sempre tive vontade de me profissionalizar, mas optei esperar meus filhos crescerem para isso. Hoje eu posso dizer que sou costureira, não mais dona de casa, e isso graças ao CRAS. Já estou até ganhando um dinheirinho, porque tenho várias encomendas, e também recebi uma proposta de emprego”, relatou.


Para a formanda Adriana Moreira dos Santos, a alegria foi em dobro. Aos 38 anos de idade, emocionada, ela comentou que esta foi a primeira vez dela e da filha de 15 anos em uma pizzaria. “Isso aqui está uma maravilha. Nunca tínhamos vindo em uma pizzaria antes. Sou muito agradecida por existir o CRAS e por este momento único que ele está nos proporcionado”, declarou Adriana.


“O curso foi meu remédio. Eu estava doente e depois que fui pro ‘corte’ estou muito bem. Eu amo costurar”, afirmou dona Lázara Pionice Novato, 57. Na ocasião, todas as formandas vestiam roupas confeccionadas por elas. Durante o evento foi servido rodízio de pizzas e refrigerantes.

O curso durou um ano e teve como objetivo capacitar as mulheres para o mercado de trabalho e auxiliá-las na geração de renda. A monitora Luciane Amorin Pereira Patim, que ministrou o curso, explicou que as mulheres aprenderam desde o manuseio das máquinas, o traçado das roupas, o corte até a confecção destas. Luciane ressaltou, ainda, que todas as alunas estão saindo aptas para entrar no mercado de trabalho.



CRAS São José

Criado no município em 2006, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro São José desenvolve diversas ações para a comunidade promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Tem como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família – PAIF, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças com até 6 anos de idade e Serviço de Proteção Social Básica no domicilio para pessoas com deficiências e idosos.

O CRAS São José fica na rua Fundador Paulino Gato, 900, atende mensalmente cerca de 450 famílias, e funciona das 8h às 17h. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CRAS São José é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br
----------------------------------------------------------------------- 


Nenhum comentário: