terça-feira, 23 de setembro de 2014

Idosos ganham festa com dupla comemoração

Texto e foto: Camila Graziela
Além de comemorar os aniversariantes do mês, os usuários foram homenageados com apresentação musical por crianças do Colégio Judá
A manhã de terça-feira (23) foi especial para os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCVF) do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Centro. Eles ganharam uma festa dupla para comemorar os aniversariantes do mês e o Dia Internacional do Idoso, que ocorre no dia 1º de outubro, onde foram homenageados com uma apresentação musical das crianças do Colégio Judá. A ação foi promovida pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).


A iniciativa de trazer as crianças que fazem parte do pré-ensino escolar (Pré II) para homenagear os idosos partiu do Colégio que, segundo a coordenadora Silvia Helena Tisseu Forcino, trabalha com princípios bíblicos. “Viemos cumprir um dos principais objetivos de nossa escola que é o princípio da aliança, no qual trabalhamos o respeito e as diferenças entre os seres humanos. Em virtude ao dia dos idosos quisemos homenageá-los e, com isso, fazer com que nossas crianças valorizem e respeitem os idosos”, explicou.

“Hoje é o dia mais feliz da minha vida” conta o pequeno Daniel, de seis anos. Ao ser questionado qual o motivo de sua afirmação, ele respondeu: “Porque vou conhecer os idosos e cantar para eles”. Opinião semelhante teve Amanda, (5). “Estou muito feliz porque estou na ‘casa’ dos idosos”, comentou a pequena.

José Felipe de Souza é um dos aniversariantes do mês. Ele completou 64 anos no último dia 18 e disse que sua vida mudou muito desde que começou a frequentar o CRAS. “Minha cabeça hoje é outra. Minha vida é muito melhor depois que comecei vir aqui, me sinto mais alegre. E ver estas crianças se apresentando para nós foi emocionante”, relatou.

 “Aqui eu encontro todo o apoio necessário. É gratificante receber esta homenagem que o CRAS nos proporciona”, declarou a aposentada Julieta Pitondo Moura, que completou 66 anos no dia 13. A aluna Gabriela, que vai completar seis anos no próximo dia 26 também recebeu os parabéns junto com os aniversariantes do mês. A festa foi embalada pelo músico João Ricardo e contagiou todos os presentes.


Para a assistente social Cynthia Galvão Porto, estas ações vem ao encontro dos objetivos do programa. “Por muito tempo os idosos ficaram esquecidos. Para muitos deles este é o único meio de comemoração por mais um ano de vida”, frisou a profissional.

CRAS Central
Criado no município em 2012, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Centro de Araçatuba desenvolve diversas ações para a comunidade promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Tem como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família – PAIF, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 0 a 6 anos de idade e Serviço de Proteção Social Básica no domicilio para pessoas com deficiências e idosos.
Cerca de 360 famílias são atendidas mensalmente na unidade. O CRAS Centro fica na rua XV de Novembro, 275, e atende das 8h às 17h. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CRAS Centro é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

 ------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: