quinta-feira, 11 de setembro de 2014

MORADORES DO ETEMP E JUSSARA VISITAM ZOOLÓGICO MUNICIPAL

Texto e foto: Camila Graziela

Atividade tem a finalidade de promover a integração entre os grupos de diferentes territórios, além de explorar o espaço reformado 

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), tem promovido diversas ações focadas na dignidade humana e inclusão social que valorizam a qualidade de vida dos araçatubenses. Por conta disso, os moradores atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros Etemp e Jussara passaram uma tarde de lazer nas dependências do Zoológico Municipal Flávio Leite ribeiro na última terça-feira (09).


O passeio contou com a presença de cerca de 100 pessoas entre adultos, idosos e crianças que fazem parte dos grupos do Programa de Acompanhamento Integral a Família (Paif). De acordo com o psicólogo responsável pelo grupo do Etemp, Dário Rosa, o objetivo da ação é promover o acesso a locais fora do ambiente do CRAS, fortalecer os vínculos familiares e afetivos e conscientizar as pessoas em relação ao meio ambiente.

“Muito se fala em sustentabilidade e preservação do meio ambiente, mas poucas são as ações que dizem o porquê da preservação. Então, esta atividade também tem o intuito de educar sobre a importância da preservação”, explicou Dário.


A coordenadora do CRAS Jussara, Aretusa de Paula Rodrigues, ressaltou que a atividade em conjunto com a unidade do bairro Etemp, também tem a finalidade de promover a integração entre os grupos de diferentes territórios, além de explorar o espaço reformado e entregue para a população recentemente.

Acompanhados do biólogo responsável pelo zoológico, Alexandre Monteiro, os participantes puderam esclarecer dúvidas e aprender sobre a fauna e flora do local. Após a visita ao recinto dos animais, foi feito um piquenique nas mesas espalhadas pelo bosque. Os participantes se deliciaram com salgadinhos, frutas, bolos, sucos e refrigerantes.


“Estou adorando e até a depressão foi embora”, afirmou a dona de casa Roseli Ruiz Santana, 50. Ela contou que esta foi a primeira vez que esteve no zoológico e antes de sair de casa não estava se sentindo muito bem. “Eu sou muito preocupada com as coisas e estava com medo de vir e me perder ou ser esquecida. Agora estou bem melhor, gostei muito daqui”, declarou.
A dona de casa Teresinha Oliveira da Silva, 56, também se mostrou feliz com a experiência. “É a primeira vez que visito o local, e isso graças ao CRAS, porque antes dele eu não ia pra lugar nenhum. Agora eu me distraio com os passeios, faço amizades, enfim, minha vida é outra”, afirmou.

CRAS

Os CRAS desenvolvem diversas ações para a comunidade promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Tem como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família – PAIF, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para até 6 anos de idade e Serviço de Proteção Social Básica no domicilio para pessoas com deficiências e idosos. 

Juntamente com outros 14 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, os CRAS Jussara, Etemp, São José e Centro são geridos pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.


------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br
----------------------------------------------------------------------- 

Nenhum comentário: