segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Araçatuba possui serviço direcionado para moradores de rua

Texto: Camila Graziela
Centro Pop atende cerca de 45 pessoas por dia, contabilizando uma média de 130 atendidos por mês  

O Centro de Referência Especializado de Atendimento à Pessoas em Situação de Rua (Centro POP) é mais um dos equipamentos implantados no município pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). 
O Centro Pop, que funciona no município desde abril deste ano, é um projeto do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) do governo federal. Esse serviço era exclusivo em metrópoles, mas agora está disponível para municípios com mais de 100 mil habitantes. Para a implantação da unidade, foi criada uma rede de assistência social que presta atendimento aos moradores de rua. Ela é composta pelo Albergue Municipal localizado na Vila Mendonça; uma Casa de Acolhimento no jardim Alvorada e o Restaurante Popular. 
De acordo com a coordenadora técnica do Centro, Elizandra Prates Oliveira, 101 pessoas vivem em situação de rua no município, os locais com maior incidência são as proximidades da rodoviária e praças públicas. Os dados foram levantados em novembro do ano passado. Ela explicou que o Centro Pop possui o Serviço de abordagem social que realiza monitoramentos dos locais de maior incidência de pessoas nesta situação. 
Uma dupla, formada pelo educador social e pelo técnico, percorre a cidade e aborda os moradores de rua informando sobre os serviços ofertados e convidando-os para frequentarem o Centro, aque também atende denúncias. Ainda segundo a coordenadora, aproximadamente 45 pessoas passam pelo local por dia. 
A unidade oferece café da manhã, banho, acesso à lavanderia, local para guardar os pertences, kit de higiene e proteção térmica (agasalho e cobertor), passagens rodoviárias, encaminhamentos para almoço no Restaurante Popular, atividades com terapeuta ocupacional, monitora de atividades laborativas e atendimentos com técnicos especializados em psicologia e serviço social. 
Também são realizadas elaboração de currículos, encaminhamento para o INSS, para inclusão ou atualização no Cadastro Único (Cadastro realizado pelo Bolsa Família para concessão de benefícios assistenciais), viabilização de documentos, tratamentos de saúde, albergue, acolhimento ou qualquer outro encaminhamento que se fizer necessário. 
“É realizada uma triagem pra avaliar o perfil de cada um. Se a pessoa tem condições de ser reinserida no mercado de trabalho ela é encaminhada para a Casa de Acolhimento onde pode permanecer por até seis meses”, explicou Elizandra. 
Ela ressaltou também que, desde que o Centro passou a funcionar, dez pessoas já foram reinseridas no mercado de trabalho formal. “O objetivo principal da unidade é proporcionar um atendimento digno e que qualifique a pessoa para reinseri-la no na sociedade”, frisou.

Centro POP 

Criado em Araçatuba em 2014, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) tem como objetivo prestar e ofertar atendimento a jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia ou sobrevivência. O equipamento deve possibilitar condições de acolhida na rede socioassistencial, de forma a contribuir para a construção ou reconstrução de novas formas de vida, respeitando a autonomia e o direito de escolha dos usuários, bem como de promover ações para reinserção familiar e/ou comunitária. Este equipamento conta ainda, com uma equipe de abordagem social, no qual, realiza o trabalho de rua.


------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br
----------------------------------------------------------------------- 

Nenhum comentário: