quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Cras Jussara oferece curso de bordados em chinelo

 Vanessa Canata


O Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Jussara, em parceria com a Casa das Linhas, deu início nesta quarta-feira (16) ao 1º curso de bordado em chinelo.  A  iniciativa é da Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

O curso é oferecido às usuárias atendidas no grupo PAIF (Programa de Atenção Integral à Família), modalidade de trabalho social do Cras que consiste no atendimento continuado com as famílias através de cursos, palestras e reuniões, com a finalidade de fortalecer os vínculos e prevenir possíveis rupturas nos grupos familiares.


As aulas acontecem durante o período da manhã, e são divididas em dois módulos de aprendizado: fitas trançadas e aplicação de pérolas com fitas. Os materiais utilizados para a confecção dos chinelos personalizados são oferecidos gratuitamente, e ao final do curso cada aluno pode levar a peça para casa. Para participar desse curso e de qualquer outra atividade, é necessário ter vínculo com o programa através de cadastro social. 

A professora de artesanato responsável pelas aulas, Cleide de Fátima Carneiro, explica que o curso busca proporcionar bem estar psicológico às atendidas. “Um dos principais objetivos das atividades manuais é facilitar a busca de uma saúde mental inigualável. Procuro sempre dizer que o artesanato em geral é uma terapia que, com foco e determinação, pode trazer resultados espetaculares aos alunos”.

A coordenadora do Cras, Aretusa de Paula Rodrigues, conta que atividades de artesanato atendem às expectativas e dão continuidade ao trabalho realizado no Cras. “Além de promover o bem estar psicológico das nossas atendidas, a atividade possibilita a geração de renda às famílias”, diz.


CRAS JUSSARA


Criado em Araçatuba em 2009, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Jussara desenvolve diversas ações para a comunidade promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. A unidade do bairro Jussara fica na Rua Raul de Oliveira, 180, com horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

Nenhum comentário: