segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Programa Ação Jovem oferece curso de culinária a adolescentes


Vanessa Canata

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), através do Programa Ação Jovem, está oferecendo curso profissionalizante de culinária a adolescentes e jovens atendidos pelo equipamento. O curso tem parceria com a Quality Gastronomia, empresa especializada no ramo.

A atividade teve início nesta segunda-feira (28), e foi dividida em dois módulos de aprendizagem: receitas salgadas (espaguete à matriciana, fatia húngara e cachorro quente de forno) e receitas doces (bolos de leite em pó, floresta negra, brigadeiro e prestígio).

O adolescente Paulo Henrique Júnior de Oliveira é um dos alunos do curso. Aos dezessete anos, ele conta que gostar de culinária facilita ainda mais o aprendizado. “Em casa gosto de ajudar minha mãe e minha vó quando elas estão na cozinha”.


Para o coordenador do Ação Jovem, Abel Andrade, essa é uma oportunidade que pode se transformar em um instrumento de geração de renda nas famílias dos jovens referenciados. “O curso cumpre com o nosso objetivo que é encaminhar e mostrar oportunidades aos jovens para o mercado de trabalho, além da formação de renda e autonomia das famílias dos jovens”, explica.


AÇÃO JOVEM

Implantado em Araçatuba em 2005, o Programa Ação Jovem estimula a conclusão da escolaridade básica, possibilitando aos beneficiários continuar o aprendizado para o desenvolvimento pessoal, inserção no mercado de trabalho e para fomentar a preparação visando o efetivo exercício da cidadania. Mantido pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Governo Estadual, o programa oferece atividades socioeducativas e uma bolsa-auxílio de R$ 80,00.

Localizado na avenida dos Araçás, s/n (antiga estação ferroviária), no centro da cidade, atende jovens com idade entre 15 e 24 anos, cuja renda familiar é de até meio salário mínimo por pessoa. O funcionamento é das 8h às 17h. Para participar, interessados devem estar matriculados e frequentando o Ensino Fundamental, Médio ou a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Nenhum comentário: