segunda-feira, 28 de novembro de 2016

CRM inicia campanha de prevenção de violência contra a mulher



Vanessa Canata

Em referência ao Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, na última sexta-feira (25), o Centro de Referência da Mulher (CRM) iniciou a Semana de Prevenção contra a Violência Doméstica. A iniciativa é da Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS) através do Nasf (Núcleo de Atendimento à Saúde da Família).

As equipes percorreram diversos locais de grande circulação de pessoas, entre eles consultórios médicos e igrejas. Nesta segunda-feira (28), a campanha foi divulgada, através de palestras e material impresso, para a equipe de telemarketing do Hospital Ritinha Prates e para moradores do Assentamento Araçá. A campanha segue até o dia 30 de novembro.

DATA
O dia 25 de novembro foi declarado Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher, em homenagem a duas irmãs da República Dominicana que lutavam contra à ditadura de seu país, uma das mais violentas da América Latina. Elas usavam o codinome “Las Mariposas”, em suas atividades clandestinas. No entanto, foram brutalmente assassinadas em 25 de novembro de 1960.

Segundo a coordenadora do CRM, Sandra Ferreira Costa, a ação busca disseminar os serviços prestados pelo equipamento, além de promover a conscientização da população a respeito do tema. “Muitos acreditam que violência é apenas aquela que acomete o físico da pessoa, mas não é. Estamos nessa campanha para abordar todos os tipos de violência contra a mulher: física, psicológica, moral, patrimonial e sexual. Além, é claro, de divulgar que Araçatuba possui um serviço especializado e gratuito para amparar e conscientizar as mulheres a denunciar”, explica.

CRM
O Centro de Referência da Mulher (CRM) Josymary Aparecida Carranza foi inaugurado em Araçatuba em 2010, com o objetivo de acolher mulheres vítimas de violência e contribuir para que elas conquistem a autossuficiência e resgatem a autoestima. Entre os serviços ofertados estão acolhimento, atendimento socioassistencial, atendimento psicológico e orientação jurídica. Localizado na Rua Chiquita Fernandes, 615, no Jardim Bandeiras, possui capacidade de atendimento variada, com atendimento das 8 às 17 horas. 





Nenhum comentário: