segunda-feira, 1 de março de 2010

Recadastramento do Bolsa Família já começou

Os beneficiários do Bolsa Família já podem fazer o recadastramento. Neste ano, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) decidiu mudar o procedimento. O órgão estipulou prazos diferentes para o atendimento das famílias, conforme o número final do cartão do usuário. Em Araçatuba, a atualização começou a ser feita no mês passado.

Conforme explicou a coordenadora do Bolsa Família na cidade, Vera Lúcia Franco Nava (à direita), cada cartão possui um Número de Identificação Social (NIS) com 11 algarismos, sem contar os dois números que ficam isolados na sequência. Ela disse ainda que o rodízio de atendimento vai até outubro, mas as pessoas com cartões que tenham final 1, 2, 3 ou 4 já podem procurar a sede do Bolsa. Elas têm até abril para fazer isso (confira abaixo a tabela com os prazos e respectivos números finais).

"Pedimos pra que as pessoas fiquem atentas com relação ao número do cartão e nos procurem dentro do prazo que o MDS indicou. Assim poderemos agilizar o atendimento", disse Vera Nava. Para o recadastramento, o beneficiário precisa levar os documentos de todas as pessoas que moram na mesma casa e que constituem o grupo familiar (ver abaixo lista completa dos documentos). Os valores pagos pelo Bolsa Família variam de R$ 22 a R$ 200. Quem não comparecer para fazer o recadastramento pode ter seu benefício cancelado.

O programa foi criado pelo governo federal em 2003 e tem o objetivo de transferir renda às famílias em situação de pobreza, desde que elas atendam condicionalidades como frequência escolar dos filhos e acompanhamento do calendário vacinal das crianças.

Cartões com finais:

1, 2, 3 ou 4: até abril
5, 6 ou 7: entre maio e julho
8, 9 ou 0: entre agosto e outubro

Documentos (originais) necessários:

- Certidão de Nascimento (solteiros), Casamento (casados), Averbação (separados) e Óbito (viúvos);
- Carteira de trabalho para todas as pessoas a partir de 16 anos;
- Último holerite, se tiver registro em carteira (se for aposentado trazer extrato do beneficio; pessoa com idade a partir de 55 anos, e que não recebe aposentadoria, tem que trazer uma declaração do INSS constando que não possui nenhum benefício;
- RG, CPF e Titulo de Eleitor;
- Comprovante de residência atualizado (água, luz ou telefone);
- Comprovante de matricula dos filhos;
- Termo de guarda para os casos de neto(s), sobrinho(s) e outros.


Serviço:
Recadastramento do Bolsa Família
Endereço: Praça do Relógio. s/n, centro
Antiga Estação Ferroviária (ao lado terminal de ônibus da TUA)
Informações: 3608-7081

Foto: Alex Tristante

Nenhum comentário: