terça-feira, 2 de março de 2010

Oficina resgata autoestima e promove geração de renda

Com o objetivo de transferir renda a famílias carentes e oferecer capacitação às pessoas desempregadas ou de baixa renda, a Secretaria de Ação Social de Araçatuba mantém o programa “Renda Cidadã”, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. Entre os cursos oferecidos pelo projeto está o de Corte e Costura, que só no ano passado atendeu cerca de 80 mulheres na cidade.

A dona de casa Gisele Ferreira da Silva, 51 anos, é uma delas. Gisele disse que com o aprendizado adquirido na oficina e em outras que já fez, confecciona – e comercializa - guardanapos e roupas feitas com retalhos (patchwork). Para ela, além da capacitação profissional, a oficina melhora a saúde das alunas. “Eu tinha problema de depressão e agora não mais, porque as aulas funcionam como terapia”.

É o que também pensa Adauta Pimental dos Santos (foto ao lado), 62. Ela disse que a integração com outras senhoras e o relacionamento de amizade melhoram a autoestima, além de fazer com que os problemas de saúde sejam minimizados. “A gente distrai a cabeça”, disse enquanto operava a máquina de costura. A senhora afirma que trabalha com o conserto de roupas em sua casa há cinco anos, mas que precisa aprimorar os conhecimentos.

“Eu trabalho mais com reforma, mas quero aprender a fazer as peças”, disse. Também para melhorar suas habilidades, a senhora Sueli Aparecida Resquim Mianni, 52, procurou o “Renda”. Ela já trabalhou em uma confecção e agora quer fazer os serviços em casa. “Eu já costuro, mas tenho que aperfeiçoar o traçado”, disse.

Oportunidade

As oficinas do Renda Cidadã são gratuitas. Segundo a coordenadora do programa na cidade, Cascie Cristina Carneiro Silva, as mulheres não cumprem necessariamente um horário rígido para ter as aulas. “Elas têm a opção de escolher os horários conforme sua disponibilidade ou mesmo alternar os dias e os períodos”, disse. Cascie afirmou também que as máquinas de costura ficam à disposição de mulheres que queiram produzir mas que não têm o equipamento.

As atividades no “Renda” funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Além da capacitação, cada família recebe uma quantia mensal de R$ 60 reais. As aulas de corte, costura e confecção são ministradas pelas professoras Adriana Toshiko Soru (na foto ao lado, de blusa colorida) e Renata de Souza Santos. Mais informações: 3608-5754.

Fotos: AAS

Nenhum comentário: