segunda-feira, 8 de março de 2010

Araçatuba terá Centro de Referência da Mulher

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria de Ação Social, apresentou as instalações do Centro de Referência da Mulher (CRM), que deverá entrar em funcionamento ainda neste semestre. Autoridades e servidores municipais conheceram o prédio na manhã desta segunda-feira (8). A unidade ocupa uma área total de 375 metros quadrados – aproximadamente 295 metros quadrados de área construída - e fica na rua Chiquita Fernandes, 615, bairro Bandeirantes.

Segundo a secretária de Ação Social, Cidinha Lacerda (na foto ao lado, ao microfone), o investimento mensal será de R$ 10 mil a R$ 13 mil. Cidinha disse que a ideia inicial era construir uma Casa de Passagem às Mulheres Vitimizadas, no entanto a Administração mudou de planos. “Vimos que a melhor forma de acolher essas mulheres seria a construção deste centro, que dará alternativas às vítimas de violência doméstica”, disse Cidinha.

Ela afirmou que entre os serviços que serão prestados pelo CRM estão o acolhimento às mulheres e seus dependentes, assessoria jurídica, atendimento psicossocial e encaminhamento dos casos para os órgãos competentes. A unidade também vai direcionar as mulheres para os programas sociais que existem na cidade. “Nosso objetivo é fazer com que a mulher vitimizada ganhe sua autonomia”, acrescentou Cidinha. Participaram da cerimônia de apresentação do espaço o prefeito Cido Sério, a presidente da Câmara dos Vereadores, Edna Flor, secretários municipais, demais vereadores, representantes de segmentos ligados à mulher e autoridades locais.

Conquista

Na ocasião, Cidinha Lacerda enfatizou ainda que a criação do CRM é fruto das lutas das próprias mulheres e do empenho dos profissionais envolvidos no projeto. “A apresentação do prédio é o resultado da conquista de todos os segmentos relacionados à mulher. É um marco em nossa cidade”, destacou. A vereadora Edna Flor ressaltou que essa era uma reivindicação antiga, que já constava em lei municipal de 1997. Edna parabenizou a Administração e, em especial, a secretária de Ação Social por ter se empenhado na realização do projeto. Conforme lembrou a parlamentar, Cidinha havia se comprometido a fazer o lançamento do centro no Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta segunda-feira.

De um modo poético, a vereadora assim resumiu a viabilização do centro: “O CRM chega como um sol para afastar as trevas. É mais uma semente que germina”, disse. Já o prefeito Cido Sério também falou do esforço das mulheres de Araçatuba na construção do espaço de atendimento ao público feminino e disse que o local vai permitir que as mulheres conquistem cidadania e dignidade. “Que o centro seja um lugar de amor e acolhimento”, finalizou.

Fotos: Alex Tristante

Nenhum comentário: