terça-feira, 26 de março de 2013

Cras do Centro realiza curso corte e costura

Texto e foto: Camila Graziela

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), promove diversas ações para a comunidade. E um dos equipamentos disponíveis para a comunidade são os Cras (Centro de Referência de Assistência Social).

No Cras do Centro, por exemplo, atualmente está sendo oferecido um curso gratuito de corte e costura. A monitora Érica Bento explica que, no curso, as mulheres aprendem desde o manuseio das máquinas, o traçado das roupas, o corte até a confecção destas.

“A maioria das alunas sai adeptas para trabalhar, inclusive as alunas já têm até clientela”, afirmou. Ela ressalta, ainda, que esta capacitação é uma nova opção de trabalho e diz que costureira nunca fica sem serviço.

FASE FINAL
O curso, que tem um ano de duração, já está em fase final e tem objetivo de capacitar as mulheres para o mercado de trabalho e auxiliá-las na geração de renda. De acordo com a coordenadora da unidade, Silvana Cristina Rizzato, o curso é realizado duas vezes na semana, dividido em três turmas, com até 60 vagas.

“Nós formamos turmas de manhã, à tarde e à noite, para favorecer as mulheres que trabalham num ou em outro período e queiram se capacitar profissionalmente, ou mudar de atuação profissional", disse.

Entre as alunas, Daniela Triunpho, de 35 anos, diz ter mudado sua vida após iniciar o curso. “Eu mudei minha vida completamente porque eu era manicure e não tinha noção alguma de costura. Hoje, eu já costuro para fora e até aceito encomendas de roupas. Inclusive, no natal, eu confeccionei duas roupas de Papai Noel”, conta.

Segundo Daniela, o curso foi de muita importância e aprendizado. “Eu aprendi a costurar aqui e lamento muito por estar concluindo o curso”, declarou.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: