terça-feira, 18 de maio de 2010

Evento destaca combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

A Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes teve sua abertura oficial na manhã desta terça-feira (18), no auditóro do Sest/Senat. O evento contou com a presença de pessoas ligadas ao segmento infantil nas áreas de saúde, educação e assistência social, além de autoridades municipais. A data – 18 de maio – foi instituída em 2000, por meio de lei federal, como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A secretária de Acão Social de Araçatuba, Cidinha Lacerda (foto, ao microfone), reprentou o prefeito Cido Sério no evento. Também estiveram presentes o coordenador do Conselho Tutelar, Sérgio Raposo Calixto, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Maria Zilma Corrêa Dornellas, a delegada Dr. Luciana Pistori Frascino (Delegacia de Defesa da Mulher), o promotor de Justiça da Infância e Juventude, Dr. Lindson Gimenes de Almeida, o diretor do Sest/Senat, Pedro Manoel Neves, e a presidente da Câmara dos Vereadores, Edna Flor (PPS).

Na ocasião, o promotor Dr. Lindson ressaltou o trabalho que vem sendo feito no município na aréa. Ele citou como exemplos a reestruturação, ocorrida em 2009, do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), vinculados à Prefeitura. “Araçatuba caminhou muito nos últimos dois anos, com a reestruturação do CREAS e com a atuação dos CRAS, que são essenciais no acompanhamento das famílias com crianças vitimizadas”, disse. O promotor afirmou também que a a sociedade deve estar sempre atenta aos crimonosos que violentam crianças, fazendo denúncias para os órgãos responsáveis.

Fortalecimento

A secretária Cidinha enfatizou a importância das atividades que estão sendo desenvolvidas na semana. “Esses trabalhos fortalecem a comunidade, a família, o poder público e a sociedade civil para que se engajem nesse tarefa de combater a violência contra crianças e adolescentes”. Cidinha lembrou também que as oficinas de capacitação incluídas na semana vão ajudar os profissionais da saúde, educação e assistência social a detectar casos de abuso sexual. Serão ministradas seis oficinas até quinta-feira (20).

Depois dos pronunciamentos das autoridades, o professor da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Dr. Renato Salviato Fajardo (foto), ministrou a palestra “Reflexões sobre violência e paz humana”.

A semana é uma realização da Prefeitura de Araçatuba, Sest/Senat e Conselho Tutelar, com o apoio do Comdica. As atividades tiveram início nos dias 13 e 15 deste mês e encerram na sexta-feira (21), quando será elaborado um protocolo único de atendimento aos casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes.

Fotos: Fernando Verga

Um comentário:

Ventura Picasso disse...

Anderson: A nova página está muito legal.
Quanto ao evento sobre violência sexual, se eu soubesse teria assistido. Acompanho esse tema a muito tempo. Só para colaborar, o Freud foi o 1º. a denunciar esses crimes. Por isso ficou 2 anos proibido de se manifestar publicamente em palestras ou textos. Não foi preso por muito pouco. Era normal o abuso sexual contra crianças, a nobreza gostava muito. Só mesmo o pái da psicanálise poderia ter sacado essa violência.