segunda-feira, 17 de maio de 2010

Mutirão da Campanha do Agasalho supera expectativa dos organizadores

O resultado do mutirão da Campanha do Agasalho 2010, promovida pela Secretaria de Ação Social por meio do Fundo Social de Solidariedade, superou a expectativa dos organizadores. Durante toda a tarde de sábado (15) funcionários da Prefeitura, atiradores do Tiro de Guerra e Policiais Militares percorreram a cidade recolhendo as peças. No total, o Fundo Social acredita que a quantidade de doações ultrapassou a do ano passado, quando foram arrecadadas cerca de 190 mil roupas, cobertores, lençóis e sapatos. O balanço geral da campanha será divulgado em junho.


O prefeito Cido Sério, a secretária da Ação Social, Cidinha Lacerda, e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Carla Augusta Lopes Penteado, iniciaram a campanha motivando os servidores municipais. “Essa ação de hoje vai refletir na vida de muitas pessoas. Nós, como servidores e, antes de tudo, como cidadãos temos um compromisso com a cidade. E estar aqui mostra a consciência de cada um e a contribuição para transformar a realidade de muitas famílias”, enfatizou o prefeito na praça São Joaquim, principal ponto de aglomeração.

A secretária Cidinha Lacerda lembrou o sucesso da campanha de 2009 e ressaltou o caráter solidário dos municípes. “A solidariedade dos araçatubenses é que faz a grande diferença e o sucesso desta Campanha do Agasalho. Esperamos que este ano nós possamos aquecer mais famílias”, disse. A ação teve início em abril, quando a Polícia Civil espalhou várias caixas coletoras em supermercados, padarias e no comércio. A presidente do Fundo Social explica que, embora o arrastão tenha sido o ponto alto da campanha, o recolhimento de agasalhos ainda continua. Carla disse que durante todo o inverno a população pode deixar as peças nas caixas da Polícia Civil ou se dirigir à Secretaria de Ação Social, que fica na rua 15 de Novembro, 170, centro.

Triagem

Carla destacou também que as roupas arrecadadas passarão por uma triagem e separação para a montagem dos kits. As famílias que se cadastraram nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou no Fundo Social serão beneficiadas. No cadastro há informações detalhadas de todos os integrantes da família. “Montamos os kits sabendo o número do calçado da criança, o manequim do pai e da mãe e de todos. Nós personalizamos o kit desta maneira para evitar desperdícios”, explica Carla. Ela acrescenta ainda que, neste ano, até a religião da família foi levada em consideração no formulário de cadastro.

“Recebemos não só roupas de inverno, então é importante saber que não devemos mandar uma blusa de alça para uma família ortodoxa. São cuidados que adotamos e que, no resultado final, faz uma grande diferença”. A presidente do Fundo Social esclareceu também que quando os kits ficarem prontos serão entregues de forma descentralizada. “Começamos pelos bairros mais carentes e, conforme vão ficando prontos, nós fazemos a entrega. As famílias receberão uma carta em sua residência avisando o dia, o horário e o local para receberem a doação", afirmou Carla.

Renata Massano
Colaboração: Anderson
Foto: Cidinha Lacerda

Nenhum comentário: