quinta-feira, 20 de maio de 2010

Violência sexual contra crianças e adolescentes é tema de teatro e oficinas

O penúltimo dia da semana de atividades em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio) foi marcado por oficinas de capacitação e teatro. Nesta quinta-feira (20), profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social participaram do encerramento de oficinas relacionadas ao tema, enquanto alunos da Emeb Monsenhor Victor Ribeiro Mazzei assistiram ao espetáculo “Cuidado com o lobo mau” e a esquetes relacionadas ao assunto.

A apresentação teatral foi encenada pelos atores Marcos e Rosa Melo em quatro escolas municipais, desde segunda-feira (17). Além do “Mazzei”, localizado na Vila Mendonça, receberam a encenacão as Emebs Profª Francisca Arruda Fernandes (Aviação), Profª Leda Aparecida Lima Martins (Claudionor Cinti) e Profª Ana dos Santos Barros (Pinheiros). Cerca de 1,3 mil crianças do ensino fundamental assistiram ao espetáculo.

Segundo um dos atores da peça, Marcos Melo, a história da Chapeuzinho Vermelho foi escolhida porque contém elementos comuns ao tema tratado na semana. “O lobo mau se faz de vovozinha, e é assim, fingindo ser uma pessoa do bem, que o abusador explora crianças. Também a Chapeuzinho é uma menina que representa a puberdade e está exposta aos perigos”, explicou.

De forma lúdica e bem humorada, os atores abordaram assuntos da modernidade, como a internet. Eles dialogaram na peça sobre o cuidado que as crianças têm que ter ao navegar na web, deram dicas de como evitar pedófilos e recomendaram que, em casos suspeitos, as crianças falem à professora ou a um responsável de confiança, para que sejam tomadas providências.

Capacitação

Já as oficinas direcionadas aos profissionais da saúde, assistência social e educação foram ministradas no Sest/Senat, de terça-feira (18) até esta quinta-feira (20). Nos três dias, de manhà e à tarde, foram realizadas seis oficinas com o objetivo de capacitar os profissionais no que diz respeito à identificação e procedimentos em casos de vitimização de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

As aulas foram ministradas por especialistas com experiência na área. São eles o coordenador do Conselho Tutelar de Araçatuba, Sérgio Raposo Calixto, a psicóloga da Associação Amigos das Crianças (Ai.Bi.), Sandra Terra, e a assistente social da Ai.Bi e do Programa DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública), Gislaine Cavazzana. Os especialistas tiveram o auxílio da equipe técnica – assistentes sociais e psicólogas – do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), órgão que é vinculado à Secretaria de Ação Social (SAS).

Segundo a coordenadora do CREAS, Letícia Ichinose Rodrigues, as oficinas capacitaram cerca de 320 profissionais. A semana é uma realizaçao da Prefeitura de Araçatuba, por meio da SAS, em parceria com o Sest/Senat e o Conselho Tutelar. Ela teve início no dia 13, com foco nos motoristas, e será encerrada nesta sexta-feira (21), quando representantes da área vão elaborar um protocolo único de atendimento aos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes.

Trecho do espetáculo teatral:



Foto (teatro): Anderson
Foto (oficina): Alex Tristante

Nenhum comentário: