terça-feira, 22 de março de 2011

Água é tema de atividades no Programa Lobato

No Dia Mundial da Água, celebrado nesta terça-feira (22), as crianças do Programa Lobato – Sítio da Criança participaram de atividades alusivas ao tema. As duas turmas – manhã e tarde – ouviram palestra e participaram do lançamento de uma campanha contra o desperdício de água e em prol do uso de vassouras para limpeza de calçadas. As atividades integram a terceira edição da Semana das Águas, que iniciou no domingo (20) e terá seu encerramento no próximo sábado (26).

Paralelo a este evento, o Sítio realiza a sua semana voltada para o tema. Ela teve início nesta segunda-feira (21) e vai terminar na sexta-feira (25). A palestra desta terça-feira foi ministrada pela psicóloga do Programa Lobato, Elizandra Prates de Oliveira. Na ocasião, ela falou sobre a situação da água no mundo e em Araçatuba. Na sequência, lançou a campanha em favor do uso de vassouras para limpar calçadas.

Segundo a psicóloga, os próprios meninos darão nome à campanha e vão criar um desenho que a represente. Essa atividade vai somar pontos para os meninos, que terão a chance de serem presenteados em outubro, mês da criança. De acordo com Elizandra, outros eventos durante o ano também vão valer pontuação, e os meninos ainda serão avaliados pelos monitores em três quesitos: empenho, participação e bom comportamento.

Presentes

O aluno de cada período que somar o maior número de pontos vai ganhar uma bicicleta, doação da Roda Livre. O responsável pela empresa, Oscar da Silva Filho, esteve presente no Sítio e mostrou um exemplar da bicicleta. Na oportunidade, ele anunciou que vai presentear os meninos com uma terceira bicicleta e que os agraciados poderão escolher a cor de preferência. Na sua palestra, o empresário destacou a dedicação, o estudo e falou dos cuidados que as crianças precisam ter ao andar sobre as duas rodas.

Bicicleta, liberdade

Sobre a importância do presente para os meninos, Silva acredita que o objeto transcende a materialidade. “A bicicleta é um sonho de toda criança e reporta à liberdade, ao conhecimento de novos lugares. A gente sabe que, dos meninos aqui do Sítio, são poucos os que têm uma bicicleta”, disse. Segundo o empresário, o presente também funcionará como estímulo para que os atendidos desenvolvam as atividades no programa e sejam cidadãos responsáveis na sociedade.

Programação

Nesta segunda-feira (22), os meninos do Sítio participaram de uma trilha ecológica no Peba (Parque Ecológico Baguaçu) e no DAEA (Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba). Nesta quarta-feira, eles vão assistir ao desenho Avatar (“A Dama Pintada”); no dia seguinte, vão apresentar os desenhos e nomes da campanha contra o desperdício de água. Na sexta-feira, serão escolhidos o nome e o desenho da campanha.

Conscientização

Segundo a psicóloga Elizandra, essas atividades têm por objetivo conscientizar as crianças do Sítio, que passou a executar neste ano o projeto Educação Ambiental. “A proposta é que os meninos sejam multiplicadores desse conhecimento e possam levar as informações para a comunidade”, disse Elizandra. Reformulado em 2009 pelo Governo Municipal, o Programa Lobato – Sítio da Criança atende cerca de 170 meninos, com idades entre 9 e 15 anos, por meio de atividades socioeducativas e culturais.

Nenhum comentário: