quarta-feira, 2 de março de 2011

Direitos: mulheres são orientadas no CRAS do Jussara

Em alusão ao Dia da Mulher, comemorado em 8 de março, o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Jussara recebeu uma palestra sobre direitos da mulher nesta quarta-feira (2). O evento foi realizado pelas secretarias municipais de Assistência Social e de Participação Cidadã, e fez parte de um conjunto de atividades que serão realizadas neste mês nos CRAS, com o apoio do CRM (Centro de Referência da Mulher).

Ministrada pelo titular da Participação Cidadã, Alex Lapenta - que também é advogado -, a palestra teve como objetivo esclarecer as mulheres sobre direitos. Na oportunidade, o secretário tomou como exemplo a canção “Geni e o Zepelim”, de Chico Buarque, que aborda o preconceito e a violência contra a mulher. Lapenta ainda falou sobre a Lei Maria da Penha e tirou dúvidas das pessoas presentes.

A senhora Noêmia de Borba Minorelli, 59 anos, moradora do bairro Lago Azul, foi uma das participantes. Ela apoiou a iniciativa do Governo Municipal em promover o evento. “Nós mulheres temos que obter informações, porque não tem muita. A gente vê pouca coisa na televisão (sobre o assunto)”. A palestra também permitiu a reflexão, o que fez a senhora Noêmia enfatizar que os homens têm mais espaço na sociedade porque as “mulheres são desunidas”.

Respeito

“Esse tipo de palestra é importante porque os maridos têm que ter mais respeito pelas mulheres. Hoje em dia os homens não deixam que as mulheres façam muitas coisas; a gente ainda está oprimida, submissa, e precisa evoluir”, disse Noêmia. Na oportunidade, profissionais do CRM falaram um pouco dos serviços que o órgão presta e o SEAAC (Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio) entregou para os presentes uma cartilha contendo o texto da Lei Maria da Penha.

A secretária de Assistência Social, Cidinha Lacerda, e a assessoria do vereador Rivael Papinha também participaram do evento, que teve ainda sorteio de panos de prato confeccionados na Oficina de Bordado do CRAS, distribuição de refrigerante, bolo e bombom, além de atividades relacionadas ao carnaval para as crianças. Apesar de a palestra sobre direitos da mulher ter sido direcionada ao público feminino alguns homens também participaram.

Nesta quinta-feira também foram realizadas palestras relacionadas à mulher para famílias cadastradas nos CRAS do Umuarama e do Rosele. No Centro Comunitário Talita Cume, no Rosele, a defensora pública Juliani Pagani ministrou a palestra “Direitos da mulher na sociedade” e no centro de referência do Umuarama a equipe do próprio CRAS abordou o tema “Violência contra a Mulher”.

Nenhum comentário: