segunda-feira, 21 de março de 2011

NASF realiza atividades na Igreja Batista Renovada

Cerca de 70 pessoas que são atendidas pelo NASF 1 (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) participaram de atividades na Igreja Batista Renovada de Araçatuba, nesta sábado (19). Estiveram presentes no evento o secretário municipal de Participação Cidadã, Alex Lapenta, a chefe de Gabinete da Secretaria de Assistência Social, Marli Ivonice Canova, a pastora Gerenete Lourenço, a coordenadora do NASF e do PSF (Programa Saúde da Família), Fernanda Patrícia Lourenço, e o médico do Ambulatório de DST/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), Dr. Daniel Martins Júnior.

Na ocasião, as pessoas tiveram a oportunidade de aferir a pressão arterial, fazer o teste de glicemia, além de participarem de atividades de alongamento e de um café da manhã. O público presente ainda ouviu uma palestra enfocada na saúde da mulher, que abordou temas como câncer de mama, câncer do colo do útero e prevenção contra DSTs. Participaram das atividades os grupos de caminhada e de atendimento daquela região. Para o evento deste sábado o NASF contou com o apoio de duas enfermeiras das UBSs do TV e do São Rafael.

Na oportunidade, o secretário Alex Lapenta lembrou o esforço do prefeito Cido Sério em implantar o núcleo de apoio. “Araçatuba é uma das poucas cidades do Brasil que tem equipes do NASF. O prefeito se esforçou para que isso se tornasse realidade porque entende que a valorização do ser humano, o acolhimento às pessoas, é prioridade”, disse. Já o Dr. Daniel enfatizou a ampliação do número de equipes do PSF. “Quando o prefeito assumiu a gestão, em 2009, havia na cidade 22 equipes do PSF. Hoje, são 35”, afirmou.

Qualidade de vida

“Além disso, elas contam com o apoio do NASF para melhorar a qualidade de vida das pessoas”. O médico destacou ainda que a Secretaria de Saúde hoje conhece “um a um” os 15 mil hipertensos e 5 mil diabéticos que há na cidade, e que o PSF e o NASF são fundamentais nessa cobertura. Na ocasião, a pastora Gerenete (foto) citou passagem da Bíblia sobre Acab e Jezabel, discorreu sobre o medo e enfatizou o poder que as mulheres têm nas mãos.

Segundo a pastora, a mulher “é um presente de Deus para a sociedade” e que não foi criada para ser mandada, mas para contribuir com o desenvolvimento da família e, por extensão, da sociedade. A pastora Gerenete ainda elogiou o trabalho que é feito pelos profissionais do NASF. “Eu percebi o zelo e o amor com que vocês são tratados. Por isso vocês têm que agradecer a Deus por isso”, disse. Uma das pessoas que recebe esse atendimento do NASF é a senhora Mirtes Gomes Garcia (foto), 59 anos, moradora do bairro São Rafael.

Ela disse que conheceu a equipe há oito meses e que, desde então, não deixou de participar. “Perdi 10 quilos, deixei de tomar remédios e hoje me movimento mais. Eu estou muito satisfeita, estou muito bem”, disse. Vinculado à SMSA e parceiro do PSF, o NASF possui, em cada equipe, educador físico, farmacêutico, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo. Ele foi implantado no ano passado pelo Governo Municipal e atua com quatro equipes em diferentes regiões da cidade, com trabalho de atenção básica de forma individual e coletiva.

Nenhum comentário: