quinta-feira, 3 de março de 2011

Mês da Mulher: Umuarama e Rosele recebem palestras

Mulheres cadastradas nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) dos bairros Umuarama e Rosele receberam palestras nesta quinta-feira (3). Os assuntos abordados foram direitos, violência contra a mulher, cidadania e igualdade de oportunidades. Os eventos, realizados em parceria entre as secretarias municipais de Assistência Social e de Participação Cidadã, fazem alusão ao Dia da Mulher (8 de março).

Em virtude da data, o Governo Municipal está promovendo o “Mês da Mulher” nos CRAS, com o apoio do Centro de Referência da Mulher (CRM) “Josymary Aparecida Carranza”. O secretário de Participação Cidadã, Alex Lapenta - que também é advogado -, ministrou pela manhã, no Centro Comunitário Talita Cume, no Rosele, uma palestra em que abordou temas relacionados à democracia e participação popular.

Pela tarde, no CRAS do Umuarama, Lapenta discorreu sobre direitos da mulher. Na oportunidade, ele tomou como exemplo a canção “Geni e o Zepelim”, de Chico Buarque, que aborda o preconceito e a violência contra a mulher na sociedade. O secretário ainda falou sobre a Lei Maria da Penha e tirou dúvidas das pessoas presentes.

CRM

Nos dois locais, profissionais do CRM fizeram uma palestra sobre tipos de violência contra a mulher e serviços oferecidos pelo órgão, e o SEAAC (Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio) entregou para as pessoas uma cartilha contendo o texto da Lei Maria da Penha.

As atividades do Mês da Mulher continuam nesta sexta-feira (4) no Centro Comunitário do bairro Rosele, às 9h, com a palestra “Câncer no colo do útero e menopausa na melhor idade”, com o ginecologista Jousé Katsuda; e no CRAS do bairro São José, às 14h, o secretário de Participação Cidadã, Alex Lapenta, vai ministrar a palestra “O compromisso dos pais na formação escolar da criança”.

Nenhum comentário: