segunda-feira, 28 de março de 2011

Oportunidade: Governo Municipal inicia capacitação de moradores de rua

Com o objetivo de oferecer oportunidade de capacitação profissional e resgatar a autoestima de moradores de rua, o Governo Municipal deu início nesta segunda-feira (28) ao curso de Formação de Zeladores de Praça. Nesta primeira turma, sete pessoas foram inscritas. A aula inaugural contou com a presença do prefeito Cido Sério e dos secretários municipais Cidinha Lacerda (Assistência Social) e Carlos Farias (Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho).

Na ocasião, o prefeito parabenizou os “pioneiros” do curso e disse esperar que eles sejam estimuladores dos demais moradores de rua. Cido Sério ressaltou que a iniciativa em oferecer a formação visa valorizar o potencial das pessoas e resgatar a autoestima delas. “Essa é a lógica do nosso Governo. Atendemos quem primeiro tem menos; quem, por diversas razões, não tem como se manter por si só”, disse. Neste sentido, o secretário Carlos Farias enfatizou que o curso foi construído para fortalecer as políticas públicas na área social, com foco no humano.

“Num primeiro momento, estamos oferecendo o treinamento. Depois, vamos dialogar com o próprio Governo e com a iniciativa privada formas de inserir esse pessoal no mercado e trabalho”, destacou. Na oportunidade, a secretária Cidinha Lacerda ressaltou o trabalho do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que selecionou os participantes. As autoridades ainda entregaram kits para os alunos. Cada um recebeu uma calça, camisa, par de botas, meia, óculos de proteção e par de luvas.


Conteúdo

No curso, os alunos serão capacitados para lidar com manutenção de áreas verdes, praças e canteiros de ruas e avenidas. Serão abordados temas como limpeza, pequenos reparos, manuseio de ferramentas, jardinagem, paisagismo, revitalização de canteiros, poda de árvores, plantio, manutenção de vegetação e conscientização ambiental. Segundo o secretário Carlos Farias, as atividades também vão tratar de temas como cidadania, saúde e higiene, empreendedorismo, informação sobre o mercado de trabalho e outros aspectos relacionados à elevação humana e social.


Ações integradas

O curso será ministrado por dois instrutores em 30 horas, e a expectativa é que sejam formadas novas turmas. Carlos Farias esclareceu que o programa de treinamento tem o objetivo de promover a humanização e inserção dos moradores de rua no mercado de trabalho, e que para isso o Governo Municipal vai estimular ações integradas que envolvam o poder público e a sociedade civil. Além das secretarias de Assistência Social e de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, colabora com a ação a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Nenhum comentário: