sexta-feira, 29 de julho de 2011

Bolsa Família: cobertura na saúde sobe de 20% para quase 100% em Araçatuba

No começo de 2009, a Prefeitura de Araçatuba percebeu que tinha um grande desafio pela frente. A gestão do Programa Bolsa Família (PBF) na cidade passava por dificuldades, com uma cobertura muito baixa na saúde. Dados do primeiro semestre de 2008 apontavam que apenas 20,18% das famílias beneficiárias do PBF eram acompanhadas.

Essa realidade mudou depois de um trabalho intenso da Prefeitura e contratação de funcionários. Relatório apresentado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), com dados do primeiro semestre de 2011, aponta que as dificuldades foram superadas e, hoje, Araçatuba é um dos melhores municípios do Estado em cobertura na área de saúde.

O índice de 20,18% do segundo semestre de 2008 subiu para 99,85% nos primeiros seis meses de 2011. As informações foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. No segundo semestre de 2008, precisavam ser acompanhadas 4.877 famílias e 985 foram monitoradas. Nos primeiros seis meses de 2011, foram acompanhadas 3.998 famílias de um total de 4.004.

MÉDIA

O acompanhamento na cidade está bem acima da média estadual, que é de 62,46%, tomando por base 645 municípios. No total, 5.080 famílias recebem o Bolsa Família em Araçatuba. A cidade ainda conseguiu acompanhar 100% das crianças menores de dois anos no grupo. Ao todo, 308 crianças foram acompanhadas. Nesse quesito, a média estadual chegou a 64,24%.

Já o acompanhamento de crianças com até sete anos chegou a 99,76 % (2.109 de um total de 2.114), tendo a média estadual alcançado 63,52% nos últimos seis meses. Segundo a assistente social do Bolsa Família na saúde em Araçatuba, Thaís Maria Ulian Maroni, a cobertura em 2011 não chegou a 100% na cidade por mudança de famílias para outros municípios ou por que o responsável legal foi a óbito.

COMPROMISSOS

Thaís destaca que a saúde é uma das condicionalidades para o recebimento do auxílio financeiro. Os compromissos que as famílias têm que assumir envolvem crianças menores de sete anos e mulheres de 14 a 44 anos. Aquelas precisam estar com o cartão de vacinação em dia e serem levadas pelo menos duas vezes por ano a uma unidade de saúde para pesar e medir a altura.

As mulheres precisam fazer o mesmo acompanhamento. Gestantes ou lactantes devem realizar o pré-natal e acompanhar sua saúde e a do bebê. Segundo Thaís, a Prefeitura faz o acompanhamento gerencial para identificar nas famílias os motivos do não cumprimento das condicionalidades.

TRABALHO

Para a secretária municipal de Assistência Social, Cidinha Lacerda, o bom desempenho da gestão do Bolsa Família em Araçatuba é resultado do trabalho integrado entre as secretarias municipais de Saúde e Assistência Social, por meio de ações nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

“Os dados que tínhamos no começo de 2009 eram preocupantes, a cobertura na saúde estava em torno de 20% do total de famílias para serem acompanhadas. O fato de termos chegado, em dois anos e meio, a quase 100% é motivo para comemorar. Isso mostra a preocupação da Prefeitura com a excelência na gestão do Bolsa Família”, disse Cidinha.

FUNCIONÁRIOS

A secretária ressalta ainda que o sucesso na cobertura na saúde se deve também ao fato de a Prefeitura ter contratado, em 2009, mediante processo seletivo, centenas de funcionários para as áreas da Saúde e Assistência Social, por meio da Avape (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência).

“Havia insuficiência de recursos humanos e materiais para atender a demanda. Com a readequação que foi feita, pudemos fazer um grande trabalho para localizar as pessoas e regularizar situações junto ao Bolsa Família”, disse a secretária.

Nenhum comentário: