quinta-feira, 21 de julho de 2011

Usuários do CRAS do Umuarama se exercitam e se divertem na Praça do Idoso

Desde junho deste ano, idosos de Araçatuba passaram a ter uma opção a mais para fazer exercícios: a Praça do Idoso. Neste mês de férias, o Fundo Social de Solidariedade (FSS) em parceria com os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) desenvolvem no local programação especial. Na manhã desta quinta-feira (21), foi a vez de usuários do CRAS do Umuarama participarem das atividades.

Acompanhadas por monitores, as pessoas realizaram exercícios nos aparelhos da praça, que fica no bairro Paraíso. “Essas atividades trazem muitos benefícios físicos aos idosos, porque melhoram a coordenação motora deles, a força muscular, proporcionam mobilidade às articulações, previnem doenças cardiovasculares”, disse Renato Melo Barbosa, monitor de Educação Física da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

Na oportunidade, os idosos também participaram de brincadeiras, como caça ao tesouro e atividades com bola. Segundo a técnica responsável pela Praça do Idoso, Jucielly Valéria Moreira, além de proporcionar melhorias na saúde, as atividades promovem a socialização. “É uma forma promover a convivência entre os idosos, de criar vínculos de amizade e permitir que eles conheçam outras pessoas que frequentam a praça”, disse Jucielly, que é assistente social do FSS.

Jucielly afirmou que grupos dos quatro CRAS da cidade participam das atividades até o final do mês. “A expectativa é de participação de 160 a 180 idosos dos CRAS do Umuarama, Rosele, São José e Jussara”. A assistente social destacou que micro-ônibus da SMAS transportam os usuários até o local e que a Secretaria serve lanche aos idosos, no intervalo das atividades.

Satisfação

Moradora do bairro Umuarama, a senhora Manuelita da Silva Lima, 63 anos, era uma das mais animadas durante os exercícios. Na ocasião, ela também destacou a socialização que o ambiente oferece. “Participar disso é um divertimento que traz benefício ao corpo e ajuda na conquista de amizades. Muito bom esse trabalho que a Assistência Social faz”, afirmou Manuelita, que não conhecia a Praça do Idoso - inaugurada pela Prefeitura de Araçatuba no dia 16 de junho deste ano - , mas disse ter ficado maravilhada.

Nenhum comentário: