sexta-feira, 15 de julho de 2011

Famílias assinam contratos do Porto Real

A Prefeitura de Araçatuba e a Caixa Econômica Federal (CEF) confirmaram o sonho da casa própria para 624 famílias de Araçatuba, nesta quinta-feira (14). É que os beneficiários assinaram os contratos do Residencial Porto Real, do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), em cerimônia realizada na Comunidade Evangélica de Araçatuba.

Em clima de emoção e felicidade, os contemplados receberam informações sobre o residencial e cláusulas do contrato e tiveram a confirmação de que a entrega das chaves será neste sábado (16), com início às 8h. A partir deste dia, as famílias já podem começar a mudar.

Participaram do ato de assinatura dos contratos o prefeito Cido Sério; o presidente da Câmara dos Vereadores, Cido Saraiva; os vereadores Durvalina Garcia e Rivael Papinha; a secretária municipal de Assistência Social, Cidinha Lacerda; demais vereadores e secretários. Representaram a CEF o gerente Eraldo Nobre Cruz e a superintendente Célia Marisa Molinari Mattos.

EMOÇÃO

No início do evento foi exibido um vídeo com depoimentos de pessoas que foram contempladas com o primeiro lote de casas do MCMV para famílias com renda de até três salários mínimos. Na oportunidade, a secretária Cidinha Lacerda, emocionada, agradeceu a todos os funcionários da Prefeitura pelo empenho na seleção e confirmação de dados das famílias.

“Fizemos um trabalho de fôlego que foi sucesso graças ao empenho de todos os secretários municipais, dos funcionários e demais colaboradores”, disse. A secretária ainda elogiou a Caixa Econômica Federal, destacando os 150 anos da instituição. “A partir de agora, vocês (moradores do Porto Real) são clientes desse banco de muita história e credibilidade no país”.

Na ocasião, o prefeito Cido Sério destacou o bom momento por que passa Araçatuba, não só na conquista de moradias, mas pela geração de empregos e vinda de grandes empreendimentos para a cidade, como o Estaleiro da Transpetro, a Rigesa e o Estação Shopping Araçatuba.

SONHOS

“Temos procurado fazer o melhor para as pessoas. E esta assinatura dos contratos vem para confirmar esse processo de oportunizar sonhos, gerar felicidade para as pessoas que mais precisam”, disse o chefe do Executivo, que trabalhou junto ao Governo Federal para que Araçatuba fosse um dos municípios brasileiros que mais conquistaram casas do MCMV até o momento – 1,5 mil unidades.

Depois das falas das autoridades, as pessoas começaram a assinar os contratos. Cada qual é composto por 60 páginas e estabelece, entre outras condições, que o proprietário não pode transformar o imóvel em estabelecimento comercial. Os contemplados vão pagar até 10% da renda familiar. Segundo o gerente Nobre Cruz, as famílias vão quitar parcelas que variam de R$ 50,00 a 139,00, conforme a renda declarada.

PRESTAÇÕES

As prestações deverão ser pagas em até 120 meses. A primeira delas vence no dia 13 de agosto deste ano e a última em 13 de julho de 2021. Uma das futuras moradoras do Porto Real, Rosemeire Lemos Bozzolo, estava muito feliz com a realização. “É uma melhoria de vida, porque não é fácil pra ninguém pagar aluguel”, disse. Rosemeire vai morar na casa com seu marido e três filhos.

Cada casa do Porto Real possui dois quartos, sala, cozinha e banheiro, além de ser forrada com PVC e equipada com aquecedor solar e torneiras economizadoras. O local - que fica no bairro Chácaras Moema - é dotado de toda a infraestrutura necessária, com redes de água e esgoto, energia elétrica, galerias pluviais e asfalto. A área total onde foi construído cada imóvel é de 251,64 metros quadrados.

Enquanto o evento ocorria, crianças ficaram em um espaço reservado a elas:

Nenhum comentário: