quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Centro de Convivência terá equipamentos de acessibilidade

Texto e foto: Camila Graziela



A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), está construindo, na rua Jovita Militão Bonfim, 66, no bairro Chácaras Arco-Íris, o Centro de Convivência do Idoso (CCI). Na tarde desta quarta-feira (20), o chefe de gabinete da SMSA, Renato Torrezan, esteve no local para acompanhar as obras que já estão em fase final.

A vistoria serviu para acertar a questão da acessibilidade, que será garantida com todos os equipamentos necessários, como rampas e corrimãos, e ainda definir outras adequações necessárias para receber os idosos. O início das atividades do CCI está previsto para o primeiro semestre deste ano.

Também estiveram presentes, na visita, o coordenador-geral de compras da Avape, Carlos Eduardo dos Santos; a assistente de compras da Avape, Heloísa Monzani; a gerente da unidade da Avape de Araçatuba, Heliana Maguollo e Maria Regina de Arruda, diretora de Proteção Especial da secretaria. A Avape é co-gestora na área da Assistência Social e responsável pelo gerenciamento da obra. A entrega do prédio está prevista para março.

A construção deste Centro ficou estabelecida no Plano Plurianual 2010-2013 da SMAS e tem como objetivo criar um espaço de atendimento e convivência social, visando à melhoria das relações sociais e afetivas do idoso, assim como a saúde, autoestima evitando a institucionalização e garantir melhoria e qualidade de vida.

POLÍTICA PÚBLICA
De acordo com a secretária de Assistência Social do município, Marta Dourado, o prefeito Cido Sério estabeleceu a implantação do centro no plano de governo dele por acreditar que este equipamento é de extrema importância para o acolhimento dos cidadãos com idade igual ou acima de 60 anos.

O atendimento no Centro de Atendimento do Idoso consiste em uma série de atividades a serem realizadas em espaço físico, dotado de infraestrutura que permite a permanência dos idosos, de ambos os sexos, durante todo o dia. A capacidade inicial de atendimento é de até 50 idosos por dia, mas de acordo com a demanda, este número poderá ser dobrado.

O CCI prestará serviços na área da Proteção Social Especial em nível de Média Complexidade, sendo referenciado pelo Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) que, de acordo com Tipificação Nacional de Serviços Socioassistênciais, resolução 109 de 11 de novembro de 2009, é o portal de entrada da Rede de Proteção. Este serviço está previsto na Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e integra a Rede de Proteção Especial do Sistema Único de Assistência Social (Suas).


------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br
------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: