quinta-feira, 21 de março de 2013

CRM dá apoio às mulheres vítimas de violência

CRM fica na rua Chiquita Fernandes, 615
Texto e foto: Camila Graziela

A Prefeitura de Araçatuba dá todo apoio a mulheres vítimas de violência. E para acolher todas elas, foi inaugurado, em maio de 2010, o CRM (Centro de Referência da Mulher) Josymary Aparecida Carranza. Desde então, o local já prestou 9,4 mil atendimentos a 3,8 mil pessoas.

Dos atendimentos, 637 foram casos de violência contra as mulheres, sendo 88 casos (2010); 128 (2011) e 296 (2012). Em 2013, até o momento, foram 125. Atualmente, 36 mulheres fazem acompanhamento no CRM.

Entre os serviços ofertados, estão acolhimento, atendimento socioassistencial, atendimento psicológico e orientação jurídica. Ainda há oficinas de reflexão e encaminhamentos para outros programas da Rede de Proteção Social. Também fazem parte do trabalho do CRM, visitas domiciliares, palestras de divulgação, contatos interinstitucionais, entre outras ações.

LOCALIZAÇÃO E SERVIÇOS
Localizado à rua Chiquita Fernandes, 615 no bairro Higienópolis, o CRM foi criado com o objetivo de acolher a mulher vitimizada e contribuir para que ela conquiste autossuficiência e resgate a autoestima.

Para tanto, a Secretaria Municipal de Assistência Social possui programas ou centros que auxiliam nesse processo. São os casos dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), que juntos atendem, aproximadamente, cinco mil famílias em Araçatuba.

AUMENTO DO NÚMERO DE CASOS
Segundo os dados divulgados pela DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) de Araçatuba, os casos de violência contra a mulher subiram em quase 14% em três anos. Para a secretária municipal de Assistência Social, Marta Dourado, estes dados têm significados positivos.

“Embora este número tenha sido elevado, isso representa que as mulheres estão mais corajosas para denunciarem. Isso porque a administração tem feito campanhas que encorajam as vítimas a denunciarem seus agressores”, disse.

Ela ressaltou, ainda, as campanhas educativas na prevenção da violência doméstica e familiar. “Nós temos, por meio de nossos programas, ações que promovem a prevenção a todas as formas de violência contra as mulheres. E aquelas que procuram o CRM são incluídas nos serviços especializados da rede de atendimento nos programas sociais de transferência de renda, Bolsa Família, Programa Ação Jovem, promovendo, assim, sua autossuficiência", finalizou.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636- 12060
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: