quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Prefeitura realiza palestra no Expresso Nepomuceno

Texto e foto: Camila Graziela

Encontro, que faz parte dos eventos do Outubro Rosa, levou informações importantes às mulheres da empresa

Na manhã desta quinta feira (24), Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), e das equipes do CRM (Centro de Referência da Mulher) e do Nasf (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), realizou uma palestra para 32 colaboradoras do Expresso Nepomuceno. A ação faz parte da Campanha Outubro Rosa, que é o mês dedicado ao combate ao câncer de mama e colo de útero. 
Segundo a enfermeira coordenadora do Nasf, Fernanda Patrícia Lourenço, esta campanha é realizada em todo o mundo no mês de outubro. “Aqui em Araçatuba, as comemorações são intensificadas entre os dias 21 e 26, onde todas as unidades básicas de saúde abrem em horários especiais para que as mulheres possam realizar os exames de prevenção”, explicou Fernanda.


A secretária de Assistência Social, Marta Dourado, fez a abertura do encontro. Ela destacou que, dentre os trabalhos da secretaria, o maior deles é voltado para as mulheres, citando os equipamentos disponíveis que cuidam e valorizam das mulheres. Marta também enfatizou a importância de as mulheres cuidarem de sua saúde. 
“Hoje, nós mulheres, além de estarmos no mercado de trabalho, também temos os trabalhos domésticos, que nos exigem tempo e dedicação integral, e só realizamos isso com saúde. Se a gente adoecer, todas nossas obrigações e compromissos ficam comprometidos e, nós mulheres, temos que nos cuidar, pois somos o esteio de tudo”, disse a secretária.


VIOLÊNCIA
Na sequência, a psicóloga do CRM, Lianara Carmona Vallego, fez uma apresentação do equipamento e falou sobre a violência contra a mulher. Segundo ela, há 30 anos a violência contra a mulher no Brasil é considerada caso de saúde pública, porque diversas mulheres adoecem por conta da violência sofrida. 
Em seguida, as enfermeiras do PSF (Programa Saúde da Família), Luciana de Oliveira e Renata Vicentin, proferiram palestrara sobre o câncer de mama e colo de útero. Elas demonstraram como é feito o autoexame e como é realizada a coleta de material para o preventivo.

Renata explicou que o autoexame deve ser feito sete dias após a menstruação. “Em frente ao espelho a mulher ergue um dos braços e com o outro vai palpando as mamas. Se sentir qualquer alteração, ela deve procurar um profissional da saúde”, informou. 
MAMOGRAFIA
Ainda segundo Renata, a realização da mamografia é feita após os 40 anos. Ela explica, também, que a incidência de câncer de colo de útero é a partir dos 25 anos. “Após a primeira relação sexual, é necessário que a mulher faça o exame preventivo (papa Nicolau) e, a partir disso, repetir o exame anualmente”, explicou. 
Jocimara Aparecida Marques da Silva, analista de Recursos Humanos do Expresso Nepomunoceno, disse que a empresa desenvolve vários projetos sociais e, por outubro ser o mês da campanha de prevenção, mobilizou toda a empresa na conscientização sobre a campanha. 
“O objetivo desta ação é estimular a prevenção e conscientizar não só nossas colaboradoras, mas que elas levem o assunto para casa e compartilhem com as famílias, amigos. Ao long desta semana, todas estão usando camisetas rosas, com um laço também rosa, símbolo da campanha”, disse Jocimara. 
HORÁRIO ESPECIAL
As 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Araçatuba irão funcionar em horário especial na próxima semana. Entre segunda-feira (21) e sexta-feira (25), a população será atendida das 6h30 às 20h. 
E no sábado (26), das 8h às 17h. A preferência dos horários diferenciados é o atendimento das mulheres, pois o esforço faz parte da programação do Outubro Rosa, que é o mês dedicado ao combate ao câncer de mama e colo do útero.


------------------------------------------------------------------------

Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: