quarta-feira, 24 de julho de 2013

Conferência destaca avanço na assistência social

Texto e foto: Camila Graziela

Reunião para discutir políticas para o setor evidencia o aumento da qualidade do atendimento às famílias em vulnerabilidade social 

Araçatuba está discutindo, entre esta terça-feira (23) e quarta-feira (24), as políticas de assistência social que nortearão os trabalhos no setor nos próximos anos. A IX Conferência Municipal de Assistência Social, apoiada pela Prefeitura de Araçatuba, teve como tema “Gestão e Financiamento na efetivação do Suas (Sistema Único de Assistência Social)". E na abertura, realizada no teatro Unip, foi feito um balanço positivo do avanço da promoção da cidadania no município, por meio de políticas de acolhimento às famílias que passam por período de vulnerabilidade social.  

Antes de iniciarem os trabalhos, crianças do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) apresentaram o musical “A boa vizinhança pelo bem de nossas crianças”. O espetáculo teve livre inspiração de um dos episódios do seriado “Chaves”. Houve, também, a exibição de um vídeo no qual foram mostrados alguns dos programas da Assistência Social. Nele, técnicos da SMAS relatam os avanços que Araçatuba conquistou na área de Assistência Social. 

Em seguida, a mesa foi composta pela secretária de Assistência Social, Marta Dourado; secretário de Educação Luis Carlos Custódio, que representou o prefeito Cido Sério; pelo presidente da Câmara Municipal, Jaime José da Silva; pelo promotor da Infância e Juventude, Joel Furlan; pela presidente do Comas, Carmem Maria Ribeiro Mingoci e pelo presidente da Avape (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência), Carlos Ferrari.



PROJETOS SÓLIDOS
A secretária de Assistência Social de Araçatuba, Marta Dourado, fez um emocionado discurso sobre os programas instalados nos últimos anos, que além de descentralizar o atendimento por meios dos Cras (Centro de Referência em Assistência Social), deram atenção especial às crianças, jovens e adultos.
“Temos, hoje, projetos sólidos e específicos para atender às vítimas da violência, do desemprego e portadores de deficiência, por exemplo, que culminam no resgate da autoestima e os prepara para um futuro melhor”, comentou a secretária.

SEM CRIANÇAS NAS RUAS
O prefeito Cido Sério foi representado, no evento, pelo secretário de Educação, Luiz Carlos Custódio. Ao abrir os trabalhos, ele lembrou o fato de Araçatuba, hoje, não ter crianças nas ruas porque todas elas foram acolhidas pelos programas sociais. 
“Também temos que destacar que as demais secretarias, como a Educação, a Cultura e a de Participação Cidadã, por exemplo, trabalham em conjunto com a Assistência Social. O prefeito Cido Sério sempre orientou para que toda a administração trabalhe em conjunto, em favor de quem mais precisa do serviço e do atendimento público”, destacou Custódio. 
DEBATES
Nesta quarta-feira (24), dando sequência às atividades, foi ministrada uma palestra pelo presidente da Avape, Carlos Ferrari. Ele abordou desde a conferência zero e discorreu sobre seus temas até os dias de hoje. Em seguida, foi aberto um debate. Cerca de 200 pessoas, entre técnicos de programas da Assistência Social, entidades e usuários, estiveram presentes. 
Na segunda parte do evento, as pessoas foram reunidas em seis eixos que discutiram seis subtemas para levar o resultado das discussões à conferência regional. Segundo a presidente do Comas, Carmem Maria Ribeiro Mingoci, em cada eixo serão discutidos os avanços, as dificuldades e as deliberações das quatro últimas conferências. 
“Nós iremos analisar o que é pertinente manter na agenda para consolidar o SUAS e fazer novas propostas para levar na Plenária Final da Conferência, até chegar na Nacional”, disse Carmem. 
Os eixos foram “O Cofinanciamento Obrigatório da Assistência Social”, Gestão do SUAS: Vigilância Socioassistencial, processo de Planejamento, monitoramento e avaliação”, “Gestão do Trabalho”, “Gestão dos serviços, programas e projetos”, “Gestão dos Benefícios no SUAS” e “Regionalização”. 
No final, foram escolhidos seis delegados para a conferência regional. Pelo Poder Público foram eleitos a diretora do departamento de proteção social especial, Maria Regina de Arruda; a diretora do departamento de Proteção Social Básica, Márcia Regina Moreira Lavoyer e a coordenadora do Cras São José, Ana Paula da Rocha Soares. Pela Sociedade Civil, foram escolhidos Cidinha Lacerda, Marli Canova e Francisco.
------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: