segunda-feira, 29 de julho de 2013

Assistência Social terá curso de Agentes da Paz

Texto: Camila Graziela

Prefeitura de Araçatuba promove atividade para propagar a Cultura de Paz 

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), lança, nesta quarta-feira (31), às 16h, o curso “Agentes da Paz”. A cerimônia será no auditório do Paço Municipal. O curso é destinado para os monitores e técnicos que atuam nos diversos programas da SMAS, e tem como objetivo capacitar formativamente os profissionais nos princípios norteadores da Cultura de Paz, propostos pela ONU/UNESCO.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Marta Dourado, implantar a cultura de paz se faz necessário para que os profissionais saibam como agir nos momentos de conflitos. “É de extrema importância que os profissionais de nossos programas sejam capacitados para que saibam como lidar nas mediações de conflitos entre crianças, adolescentes e famílias, por isso a implantação deste curso”, disse.

DURAÇÃO
Com o início marcado para agosto, o curso terá dois anos de duração. Os encontros serão quinzenais e as aulas serão ministradas pela coordenadora do Comitê da Alta Noroeste Paulista para a Cultura de Paz, Vivi Tuppy. Ela também é psicopedagoga, bioterapeuta, professora de ética e práticas meditativas, e gestora dos programas Educadores da Paz e Gestores da Paz, junto à Diretoria Estadual de Ensino de Araçatuba.

O curso será dividido em dois módulos de capacitação formativa. O Módulo I é chamado de “Querer Ver-Conectar”, cujo objetivo é apresentar a fundamentação teórica e conceitual, em dinâmicas a serem vivenciadas ao longo dos seminários quinzenais;

O Módulo II, “Fazer Agir-Emancipar” onde os participantes receberão incentivo para iniciarem a implantação das ideias básicas nos locais de atuação e, na sequência, implantarem as bases metodológicas, chegando às famílias e à comunidade;

PARTICIPAÇÃO
Segundo a chefe de Divisão de Gestão da Rede Social, Sônia Gomes Vieira, a logomarca do curso foi escolhida a partir de um concurso promovido entre as crianças do Programa Lobato-Sítio da Criança e do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil).

Ainda de acordo com Sônia, as crianças tiveram que responder, em forma de desenho, à seguinte pergunta: O que é ser um agente de paz? O desenho vencedor foi de Kaique, de 11 anos, do Sítio da Criança; o garoto desenhou cinco círculos, todos eles entrelaçados. Sônia conta que, além do desenho, Kaique também respondeu à pergunta em palavras.

Ela disse que a escolha do desenho se deu porque foi o que melhor retratou o que é ser um agente de paz. “Os círculos retrataram as várias práticas para ser um agente da paz”, comentou.

Segue na íntegra a resposta de Kaique:
O relato sobre a produção do desenho “Agentes da Paz” segue abaixo:
A gente tem que:
Ser legal com os outros;
Ser gentil com as pessoas;
Quando alguém for falar, tem que saber ouvir;
Fazer novas amizades;
Não brigar com ninguém;
Ajudar as pessoas;
Ser feliz;
Não magoar o outro;
Não maltratar ninguém;
Não ser mal criado com os pais, irmãos e outros adultos.
------------------------------------------------------------------------

Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: