quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Araçatuba possui Centro de Serviço Especializado de Assistência Social

Texto: Camila Graziela


O Creas (Centro de Serviço Especializado de Assistência Social) é um equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), de Araçatuba, que cuida de crianças, adolescentes e adultos. O serviço é destinado às pessoas idosas, as com deficiência, além de moradores de rua em situações de risco pessoal e social por ocorrência de violência e violação de direitos como maus tratos, negligência, abandono, violência física, psicológica, sexual, discriminação social e restrição à vida plena com autonomia e exercício de capacidades.

A Prefeitura de Araçatuba tem feito constantes investimentos no centro. Em 2009, por exemplo, passou por uma reestruturação e foi realmente implantado no município. O Centro mudou para um prédio maior e mais novo, comportando toda a equipe. Novos profissionais foram contratados e foi implantado o Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), que atende indivíduos, idosos, pessoas com deficiência, pessoas em situação de rua e suas famílias.

O local também foi estruturado equipado com computadores, impressoras, materiais permanentes como cadeiras e mesas, além de dois carros. Hoje a equipe é formada por 29 pessoas entre assistentes sociais, psicólogos, educadores, auxiliares, advogado, administrativo, entre outros.

ATIVIDADES
No Creas são desenvolvidas atividades como visitas domiciliares, atendimentos individuais, atendimentos grupais, reuniões familiares, mediação de conflitos, acordos extrajudiciais, encaminhamentos, acompanhamento psicossocial, atendimento para orientações jurídicas, acompanhamento psicopedagógico, articulação com a rede, entre outros.

Os serviços prestados pelo Creas são: Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi) - Pessoas com Deficiência, Idosos, Pessoas em Situação de Rua, Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativa de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade e Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi) - Enfrentamento a Violência contra Crianças e Adolescentes.

Atualmente o Centro atende cerca de 350 famílias mês, atendendo encaminhamentos de diversos locais como o Conselho Tutelar, Delegacia de Defesa da Mulher, Poder Judiciário, Ministério Público, Cras, rede de saúde, entre outros.
------------------------------------------------------------------------

Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: