A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social (SMAS), em parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e Caixa Econômica Federal, promoveu, neste sábado (26), uma ação de boas-vindas para os moradores do Residencial Beatriz. O prefeito Cido Sério, a secretária de Assistência Social, Marta Dourado, e demais secretários estiveram presentes.
ATIVIDADES
Diversas oficinas foram montadas para que a população do bairro pudesse conhecer e conferir os cursos realizados no Senac, entre eles, hidratação facial, na área de bem-estar; aferição de pressão arterial, na área de enfermagem; aferição de índice de massa corpórea (IMC) e orientações nutricionais na área de nutrição.
Também foi oferecida otimização de espaços na área de design; layout na área de logística; conscientização do descarte dos resíduos sólidos e horta vertical na área de meio ambiente; conscientização do descarte dos resíduos químicos na área de farmácia, além de equipes de apoio dos setores técnico e administrativo.
AUTOESTIMA
O trabalho técnico social favorecerá o desenvolvimento e o fortalecimento da autoestima, o reconhecimento de habilidades e potencialidades, valorizando a capacidade dos indivíduos. Fortalecendo os vínculos sociais e comunitários e organizando a comunidade de modo que haja apropriação do espaço, bens, serviços e programas da rede socioassistencial.
Por meio de cursos com duração de nove meses, técnicos do Senac ensinarão aos participantes sobre participação cidadã, educação familiar, orçamento familiar e geração de emprego e renda. Cerca de 2,3 mil pessoas serão beneficiadas.
CONJUNTO DE AÇÕES
A secretária de Assistência Social, Marta Dourado, explica que o objetivo é proporcionar a execução de um conjunto de ações de caráter informativo e educativo junto aos beneficiários, promovendo o exercício da participação cidadã, favorecendo a organização da população e a gestão comunitária dos espaços comuns, contribuindo para o fortalecimento e melhoria da qualidade de vida das famílias e a sustentabilidade do empreendimento.
“Este evento de hoje vem para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. E com isso, provocar a sensação de pertencimento e emancipação social. Queremos que eles tenham vida própria”, disse.
A população do Residencial Beatriz, beneficiária do programa “Minha Casa, Minha vida”, é constituída de famílias que estão em situação de vulnerabilidade social; muitas estavam residentes em áreas de risco, mulheres chefes de famílias, idosos e pessoas com deficiência e com renda familiar de até R$1600 reais mensais, fazem parte do perfil da comunidade. Com o empreendimento, propiciou-se o direito social à moradia, assistindo e melhorando a qualidade de vida desta população.
Na oportunidade, foram distribuídos pipoca, algodão-doce, refrigerante. Também foi montada uma cama elástica para diversão das crianças e piscina de bolinha.
------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário