sexta-feira, 9 de maio de 2014

Prefeitura promove semana de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

Com o intuito de chamar atenção para o dia 18 de maio, data escolhida para marcar o Dia Nacional de Combate à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), realizará a Semana de Combate à Violência, Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Organizado pelo Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), o evento terá abertura oficial nesta segunda-feira (12) e encerramento no sábado (17). Durante a semana, serão realizadas palestras, apresentações teatrais, passeata e ações educativas relacionadas ao tema.

A abertura será realizada no auditório do Unitoledo, a partir das 9h, ocasião em que especialistas debaterão o assunto. Na oportunidade, o promotor aposentado Wilson Donizeti Liberati, irá palestrar sobre o tema para universitários, professores, profissionais da área social, educação e saúde. O evento também é destinado para o público em geral.

Segundo o coordenador do Creas, Edson Neves Terra Júnior, o objetivo da semana é o de conscientizar a comunidade sobre o tema. “A proposta desta semana é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa aos direitos sexuais de crianças e adolescentes”, explicou o coordenador.

AÇÕES
Ainda de acordo com Terra Júnior, neste ano haverá apresentações teatrais voltadas para as crianças da rede municipal de ensino e dos programas sociais da secretaria, e também para os adultos pais e responsáveis pelas crianças. A apresentação infantil terá uma linguagem voltada para as crianças, para que elas possam compreender como denunciar e para quem denunciar o abuso. Ele destaca também que haverá panfletagem em vias de grande circulação.

São parceiros do evento o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Conselho Tutelar e as secretarias municipais de Participação Cidadã e de Educação. Mais informações: 3608-3393.

18 DE MAIO
Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o País e ficou conhecido como o “Caso Areceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos seus direitos violados. Ela foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade.   
      
CREAS
Criado no município em 2009 o Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) é direcionado para atender pessoas que foram vítimas de qualquer tipo de violência. O Centro tem como objetivo fazer com que estas pessoas superem o trauma, e também, rompam o ciclo da violência, por meio de atendimento psicossocial e jurídico. Atualmente, a unidade atende 406 pessoas.

Localizado na Avenida dos Estados, 553, no jardim Sumaré, o Creas possui três frentes de trabalho. São eles: Serviço de Enfrentamento à violência contra o indivíduo e sua família (Pessoas portadoras de necessidades especiais que sofrem violência), Serviço de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes e Serviço de Medida Sócio-educativo (Adolescentes que cometem atos infracionais).


PROGRAMAÇÃO:

12/05 (segunda-feira)
9h - Abertura da Semana – Palestra de abertura de Combate à Violência contra Crianças
Local: Auditório do Unitoledo
16h30 – Panfletagem nos supermercados Rondon e Muffato

13/05 (terça-feira)
8h30 e 13h30 - Apresentação da peça infantil “O Segredo de Léo” para crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino
 Local: Praça João Pessoa

14/05 (quarta-feira)
9h e 14h – Apresentação da peça infantil “O Segredo de Léo”  para crianças e adolescentes dos programas sociais do município
Local: Teatro Paulo Alcides Jorge

15/05 (quinta-feira)
19h30 – Apresentação da peça teatral “Ser humano, ser amor ou ser violência?” t para pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes dos programas sociais, usuários do CREAS e integrantes dos Cras
Local: Teatro Paulo Alcides Jorge
16/05 (sexta-feira)
7h – Panfletagem e abordagem nos principais semáforos do município

17/05 (sábado)
09h – Panfletagem e abordagem no calçadão de Araçatuba

------------------------------------------------------------------------

Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: