segunda-feira, 26 de maio de 2014

Centro de Referência da Mulher completa quatro anos

Texto e foto: Camila Graziela

Na manhã desta sexta-feira (23), a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), promoveu uma homenagem aos quatro anos de instalação do Centro de Referência da Mulher (CRM). Inaugurado em 24 de maio de 2010, o Centro leva o nome de Josymary Aparecida Carranza.
Na solenidade desta sexta-feira, houve o entronamento do quadro com a foto de Josy, como era chamada carinhosamente a homenageada. Ela, que foi assistente social da Divisão Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS), foi assassinada pelo seu marido em 1986. 

Estiveram presentes ao evento de aniversário da entidade, a secretária da SMAS Marta Dourado; os pais de Josymary, José e Arlete Carranza; a filha de Josy, Mariana Carranza e a neta dela, Maria Alice. Muito emocionada, Mariana agradeceu pela homenagem feita a sua mãe e principalmente pela implantação do Centro. “Obrigada a todos pelo carinho e lembrança com minha mãe, estou lisonjeada e muito feliz. Desejo que as pessoas que aqui freqüentam, consigam reescrever suas histórias e o CRM é a chave para isso”, disse ela.

IMPORTÂNCIA

Uma usuária do CRM também se pronunciou e falou da importância do Centro em sua vida. Ela que é professora, contou que frequenta a unidade há um ano. “Eu conheci o CRM durante campanha de divulgação do aniversário do ano passado e eu estava vivenciando cárcere doméstico e não sabia a quem recorrer, porque na delegacia da Mulher fui tratada com descaso. Graças ao CRM e toda sua equipe maravilhosa, eu encontrei forças para enfrentar a situação e me libertar”, declarou.

A secretária Marta Dourado destacou a elevação no número de atendimentos. “O aumento de atendimentos não é motivo de alegria, mas é de se comemorar. Pois significa que as mulheres reconheceram o CRM como espaço onde elas possam denunciar”, disse. 
O CRM
O Centro de Referência da Mulher (CRM) Josymary Aparecida Carranza foi criado em Araçatuba em 2010, com o objetivo de acolher mulheres vítimas de violência e contribuir para que elas conquistem a autossuficiência e resgatem a autoestima. Localizado na rua Chiquita Fernandes, 615, no jardim Bandeiras, possui capacidade de atendimento variada. Atualmente, 58 mulheres são acompanhadas pelo CRM, que funciona das 8h às 17h. 
Entre os serviços ofertados estão acolhimento, atendimento socioassistencial, atendimento psicológico e orientação jurídica. Ainda há oficinas de reflexão e encaminhamentos para outros programas da Rede de Proteção Social. Também fazem parte do trabalho do CRM visitas domiciliares, palestras de divulgação e contatos interinstitucionais, entre outras ações. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CRM é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

  ------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: