terça-feira, 13 de maio de 2014

Peça infantil aborda Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

Texto e foto: Camila Graziela

Dando continuidade à série de eventos da Semana de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, iniciada nesta segunda-feira (12) e que se estende até sábado (17), a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), apresentou, na manhã desta terça-feira (13), uma peça de teatro para as crianças da rede municipal de ensino. O evento aconteceu na Praça João Pessoa. 


Intitulada de “O Segredo de Léo” da CIA Atos e Atitudes de Birigui, a peça conta a história de um garoto que se isola em seu quarto. Diante desta atitude, os pais de Léo contratam um investigador para descobrir o motivo de tal comportamento. O investigador por sua vez, ganha a confiança do garoto e por meio de muito diálogo descobre que Léo foi abusado por um vizinho. 

De acordo com o autor da peça Eduardo Amaral, ele usou como elemento da peça o isolamento que é uma dentre as várias características apresentadas por crianças e adolescentes que sofrem abuso, violência e exploração sexual. “A idéia é transmitir, de uma forma leve, e na linguagem das crianças, o que deve ser feito em casos assim. Queremos passar que elas precisam denunciar”, explicou Eduardo, que também é ator. Também fizeram parte do elenco Jander Willian e Stefane Abiaquila. 

REPERCUSSÃO
O estudante Gabriel de 9 anos, disse ter gostado bastante do teatro e entendeu o recado. “Eu entendi que a gente deve denunciar os maus-tratos e que ninguém pode abusar de nós”, disse. Opinião semelhante teve a Priscila de 10 anos. “A peça foi um ensinamento para nós não deixar ninguém nos tocar com segundas intenções e que devemos denunciar”, explicou. 

18 DE MAIO
A série de eventos faz parte de uma estratégia para marcar a passado Dia Nacional de Combate à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que é 18 de maio. 
Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o País e ficou conhecido como o “Caso Areceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade que teve todos seus direitos violados. Ela foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade.      

CREAS
Criado no município em 2009 o Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) é direcionado para atender pessoas que foram vítimas de qualquer tipo de violência. O Centro tem como objetivo fazer com que estas pessoas superem o trauma, e também, rompam o ciclo da violência, por meio de atendimento psicossocial e jurídico. Atualmente, a unidade atende 406 pessoas.
Localizado na Avenida dos Estados, 553, no jardim Sumaré, o Creas possui três frentes de trabalho. São eles: Serviço de Enfrentamento à violência contra o indivíduo e sua família (Pessoas portadoras de necessidades especiais que sofrem violência), Serviço de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes e Serviço de Medida Sócio-educativo (Adolescentes que cometem atos infracionais). 

PROGRAMAÇÃO: 
13/05 (terça-feira)
13h30 - Apresentação da peça infantil “O Segredo de Léo” para crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino;
 Local: Praça João Pessoa; 
14/05 (quarta-feira)
9h e 14h – Apresentação da peça infantil “O Segredo de Léo” para crianças e adolescentes dos programas sociais do município;
Local: Teatro Paulo Alcides Jorge; 
15/05 (quinta-feira)
19h30 – Apresentação da peça teatral “Ser humano, ser amor ou ser violência?” t para pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes dos programas sociais, usuários do CREAS e integrantes dos Cras;
Local: Teatro Paulo Alcides Jorge; 
16/05 (sexta-feira)
7h – Panfletagem e abordagem nos principais semáforos do município; 
 17/05 (sábado)
9h – Panfletagem e abordagem no calçadão de Araçatuba. 


------------------------------------------------------------------------

Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: