segunda-feira, 12 de maio de 2014

Prefeitura lança Semana de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

Texto e foto: Camila Graziela

Com o intuito de chamar atenção para o dia 18 de maio, data escolhida para marcar o Dia Nacional de Combate à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), deu início, nesta segunda-feira (12), à Semana de Combate à Violência, Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A cerimônia de abertura foi realizada pela manhã no auditório do Unitoledo.


Na ocasião, a secretária de Assistência Social, Marta Dourado - que representou o prefeito Cido Sério no evento - disse que a semana vem para abrir os olhos da sociedade para a questão e congregar mais agentes no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes.
“Todos temos que estar unidos nessa luta e essa rede precisa se fortalecer para que aja continuidade dos trabalhos e a criança seja de fato protegida”, disse Marta. 

Organizado pelo Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), órgão da SMAS, a série de eventos alusiva ao tema termina no próximo sábado (17). A abertura contou com a presença da secretária da SMAS, Marta Dourado; do juiz da Vara da Infância e Juventude Adeilson Ferreira Negri, do promotor da mesma Vara, Joel Furlan e do promotor aposentado palestrante do evento, Wilson Donizeti Liberati. Também estiveram presentes, professores, universitários, profissionais da área social, educação e saúde. 
CHAMAR ATENÇÃO
Na oportunidade, Marta Dourado disse que a série de eventos servem para chamar atenção da população para a questão e pediu o empenho de todos para fazer desta semana uma verdadeira rede de proteção. “Um terço da população no Brasil não tem 18 anos. Proteger nossas crianças de todas as formas de violência é obrigação de cada cidadão. Por isso é tão importante todos nós nos mobilizarmos”, destacou ela. 

O promotor Joel Furlan ressaltou que na maioria dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes o abusador está dentro da família. Ele destacou também a importância de se divulgar o disque 100, que é o número para se fazer denúncias de caso de violência, abuso exploração sexual. 
Já o juiz Adeilson Ferreira falou sobre o pequeno percentual de denúncias que chega à Vara da Infância e Juventude em relação ao número de abusos. Ele destacou também, que o Creas  vem sendo de muita importância no fortalecimento deste campo. Na sequência, o promotor Wilson Liberati palestrou sobre o assunto. 
Segundo o coordenador do Creas, Edson Neves Terra Júnior, o objetivo da semana é o de conscientizar a comunidade sobre o tema. “A proposta desta semana é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa aos direitos sexuais de crianças e adolescentes”, explicou o coordenador. Durante a semana, serão realizadas palestras, apresentações teatrais, passeata e ações educativas relacionadas ao tema. 

AÇÕES
Ainda de acordo com Terra Júnior, neste ano haverá apresentações teatrais voltadas para as crianças da rede municipal de ensino e dos programas sociais da secretaria, e também para os adultos pais e responsáveis pelas crianças. A apresentação infantil terá uma linguagem voltada para as crianças, para que elas possam compreender como denunciar e para quem denunciar o abuso. Ele destaca também que haverá panfletagem em vias de grande circulação. 
São parceiros do evento o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Conselho Tutelar e as secretarias municipais de Participação Cidadã e de Educação. Mais informações: 3608-3393. 
  
18 DE MAIO
Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o País e ficou conhecido como o “Caso Areceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade que teve todos seus direitos violados. Ela foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade.       
CREAS
Criado no município em 2009 o Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) é direcionado para atender pessoas que foram vítimas de qualquer tipo de violência. O Centro tem como objetivo fazer com que estas pessoas superem o trauma, e também, rompam o ciclo da violência, por meio de atendimento psicossocial e jurídico. Atualmente, a unidade atende 406 pessoas. 
Localizado na Avenida dos Estados, 553, no jardim Sumaré, o Creas possui três frentes de trabalho. São eles: Serviço de Enfrentamento à violência contra o indivíduo e sua família (Pessoas portadoras de necessidades especiais que sofrem violência), Serviço de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes e Serviço de Medida Sócio-educativo (Adolescentes que cometem atos infracionais). 

PROGRAMAÇÃO: 
12/05 (segunda-feira) 
9h - Abertura da Semana – Palestra de abertura de Combate à Violência contra Crianças 
Local: Auditório do Unitoledo 
16h30 – Panfletagem nos supermercados Rondon e Muffato

13/05 (terça-feira)
8h30 e 13h30 - Apresentação da peça infantil “O Segredo de Léo” para crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino 
 Local: Praça João Pessoa 
14/05 (quarta-feira) 
9h e 14h – Apresentação da peça infantil “O Segredo de Léo” para crianças e adolescentes dos programas sociais do município 
Local: Teatro Paulo Alcides Jorge 
15/05 (quinta-feira) 
19h30 – Apresentação da peça teatral “Ser humano, ser amor ou ser violência?” t para pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes dos programas sociais, usuários do CREAS e integrantes dos Cras 
Local: Teatro Paulo Alcides Jorge

16/05 (sexta-feira) 
7h – Panfletagem e abordagem nos principais semáforos do município
 17/05 (sábado) 
09h – Panfletagem e abordagem no calçadão de Araçatuba


------------------------------------------------------------------------

Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: