sexta-feira, 16 de maio de 2014

Pais assistem a peça sobre violência contra crianças

Texto e foto: Camila Graziela

Dando sequência à série de eventos da Semana de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, iniciada nesta segunda-feira (12) e que se estende até sábado (17), a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), apresentou, na noite desta quinta-feira (15), uma peça de teatro para os pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes do programas sociais do município. O evento aconteceu no teatro Paulo Alcides Jorge. 
Intitulada de “Ser humano, ser amor ou ser violência” da companhia Atos e Atitudes de Birigui, a peça foi exibida em dois atos. No primeiro, foi abordado a violência doméstica e os prejuízos que isso acarreta para toda a família, além dos malefícios que isso pode gerar na vida dos filhos quando crescem.

No segundo ato, o tema foi o abuso infantil. Uma menina de apenas nove anos de idade é abusada e violentada até a morte pelo próprio tio. De acordo com o ator Jander Willian, a peça foi escrita baseada em fatos reais. 
“Nós pesquisamos este universo e produzimos a peça com base nos fatos reais e em dados do Creas. Utilizamos como personagem o tio agressor, pois muitas na maioria dos casos o agressor está dentro da própria família”, explicou Willian. Também fez parte do elenco Eduardo Amaral, que também é o autor da peça e Stefane Abiaquila na sonoplastia. 

EMOÇÃO
A apresentação emocionou o público. Dentre os presentes, estava uma diarista, de 40 anos. Muito emocionada ela, que é avó de um menino de oitos anos, e que sofreu abuso, falou sobre a importância de ações como esta. “A gente que já viveu um drama assim na família não tem como não se emocionar! Parabenizo a iniciativa e ao Creas que tem sido fundamental na nossa vida. Hoje graças ao Creas meu netinho está conseguindo superar o trauma. Para ele o dia de ir para o Creas é especial”, declarou ela. 
Ainda de acordo com ela, estas ações são importantes para conscientizar e informar as pessoas como elas devem proceder nesses casos. “Quando eu percebi que tinha algo de errado com meu netinho eu não sabia o que fazer, quem procurar, foi então que vi uma propaganda do disque 100 na TV. Eu liguei neste número e em um dia nós fomos encaminhados para o Creas”, disse emocionada.

O CREAS
Criado em Araçatuba em 2009, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) é direcionado para o atendimento de pessoas que foram vítimas de qualquer tipo de violência. O Centro tem como objetivo fazer com que estas pessoas superem o trauma, e também rompam o ciclo da violência, por meio de atendimento psicossocial e jurídico. Atualmente, a unidade atende mais de 400 pessoas, e funciona das 8h às 17h30. 
Localizado na avenida dos Estados, 553, no Jardim Sumaré, o Creas possui três frentes de trabalho: Serviço de Enfrentamento à Violência Contra o Indivíduo e sua Família (pessoas portadoras de necessidades especiais que sofrem violência), Serviço de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes e Serviço de Medida Socioeducativo (adolescentes que cometem atos infracionais). Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o Creas é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.


------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: