quarta-feira, 25 de março de 2015

Ponto de Apoio no Hilda Mandarino recebe ginástica funcional

 Texto e foto: Camila Graziela

Modalidade proporciona uma série de benefícios, como controle da pressão arterial, alívio das dores de artrite, artrose e fibromialgia, prevenção de tombos, melhora do raciocínio e equilíbrio

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Umuarama, oferece gratuitamente, diversas oficinas de dança para seus usuários. A iniciativa deu tão certo que as oficinas estão se expandindo para pontos de apoio. Cerca de um mês atrás, o ponto de apoio do bairro Hilda Mandarino, passou a contar com a oficina de ginástica funcional.


A educadora física Alessandra Marques explica que a modalidade proporciona uma série de benefícios, como controle da pressão arterial, alívio das dores de artrite, artrose e fibromialgia, prevenção de tombos, melhora do raciocínio e equilíbrio. “Devido à idade ou sedentarismo a pessoa vai perdendo movimentos e possui dificuldades de executar funções simples, como, por exemplo, abaixar e girar de um lado para o outro”, diz a profissional.



Ela ressalta também que a ginástica funcional trabalha a parte psicológica, social e emocional, melhorando a autoestima e perda de peso. As aulas ocorrem duas vezes por semana, com uma hora de duração. O CRAS Umuarama oferece também aulas de jazz, dança de salão, pilates balé, balé infantil e zumba. As oficinas são abertas para toda a comunidade que abrange o território do CRAS. Para participar basta ser cadastrado na unidade.



Claudemir Aparecido da Silva, de 56 anos, conta que em maio de 2013 sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e por conta disso, teve o lado esquerdo de seu corpo paralisado. “Eu não conseguia nem segurar uma bola. Não conseguia sentar sozinho e nem me enxugar. Agora, consigo fazer essas coisas graças às atividades que o CRAS nos oferece. Aqui está me ajudando muito”, afirma ele, que também pratica hidroginástica na sede do CRAS.



Dona Maria Isaldete, de 55 anos, passou pela mesma situação. “Em junho de 2014 tive AVC pela terceira vez. Fiquei sem andar e usava fralda geriátrica. Depois que vim pra cá comecei a andar e faço atividades. Sou muito agradecida pelo que CRAS tem feito por mim, pois eu não teria condições de pagar”, declara.

A dona de casa Valéria Costa dos Santos, 46, estava em sua primeira aula era pura empolgação. Ela conta que ouvia falar das aulas e hoje (24) criou coragem e experimentou. “Eu amei. Cheguei aqui super fechada e estou saindo mais leve. Espero ter mais saúde para enfrentar o cotidiano, pois, eu não tinha ânimo para nada”, relata.


CRAS UMUARAMA

Criado no Município em 2006, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Umuarama desenvolve diversas ações para a comunidade, promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Tem como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças com até seis anos de idade e Serviço de Proteção Social Básica no domicilio para pessoas com deficiências e idosos.


O CRAS Umuarama fica na rua Célio Rodrigues de Araújo Cintra, 788, atende mensalmente cerca de 430 famílias e funciona das 8h às 17h. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CRAS Umuarama é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br

-----------------------------------------------------------------------  

Nenhum comentário: