sexta-feira, 13 de março de 2015

Drogas e DSTs são temas de peça teatral para jovens atendidos no Creas‏

Texto e foto: Camila Graziela
Espetáculo mostra a vida de dois irmãos que se deparam com essas dificuldades
 Dois irmãos se deparam com doenças sexualmente transmissíveis, drogas, gravidez precoce, tabagismo, e se deixam levar por incorreções comportamentais e vícios. Ainda assim, um tenta ajudar o outro a vencer as dificuldades relacionadas aos problemas. Esse é o enredo da peça “Manos”, da companhia Atos e Atitudes, de Birigui, interpretada pelos atores Jander Willian e Eduardo Amaral na quarta-feira (11) à noite, no Teatro Municipal Castro Alves.
  

“A ideia é transmitir ao público o valor da família, mesmo nos momentos mais difíceis”, explicou Amaral. Segundo ele, o espetáculo foi elaborado a partir de um convite do Programa Ação Jovem para abordar o tema com esse público. “É importante ressaltar que a apresentação de hoje é uma pré-estreia”, acrescentou.

O evento teve por objetivo enfocar Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e drogas para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). E também foi aberto para familiares e adolescentes atendidos nas unidades da Casa Abrigo (masculina e feminina), numa iniciativa da Prefeitura de Araçatuba por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).


A secretária Marta Dourado, de Assistência Social, e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Lacerda, assistiram o espetáculo. “Os assuntos abordados são questões presentes no nosso dia a dia. Então, precisamos encarar os fatos. Tratá-los por meio da arte foi uma maneira que encontramos para falar sobre o assunto para esses jovens”, relatou a secretária.

Segundo o coordenador do Creas, Edson Neves Terra Júnior, a escolha do tema surgiu a partir de uma avaliação feita com os usuários, em que eles sugerem temas que gostariam de ver debatidos. “Por meio desta avaliação, que ocorre sempre no final de ano, é elaborado o Plano de Trabalho Anual, no qual são norteadas as principais necessidades e abordagens. Esse plano, construído com usuários e equipe, direciona o trabalho a ser desenvolvido no decorrer do ano”. 
CREAS 
Criado em Araçatuba no ano de 2009, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) é direcionado para o atendimento de pessoas vítimas de qualquer tipo de violência. Contribuir para que estas pessoas superem o trauma e interrompam o ciclo da violência são os principais objetivos, por meio de atendimentos psicossocial e jurídico. Atualmente, a unidade atende mais de 400 pessoas, e funciona das 8 às 17h30. 

Localizado na avenida dos Estados, 553, no jardim Sumaré, Creas possui três frentes de trabalho: Serviço de Enfrentamento à Violência Contra o Indivíduo e sua Família (pessoas portadoras de necessidades especiais que sofrem violência), Serviço de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes, e Serviço de Medida Socioeducativa (adolescentes que cometem atos infracionais). Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal de Assistência Social, é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: