quarta-feira, 18 de março de 2015

Pontos de Apoio dos CRAS Etemp e Umuarama promovem atividades para atendidas

Texto e foto: Camila Graziela

Mulheres participam de palestra sobre alimentação saudável e de um “Dia da Beleza”

Idosas que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), no ponto de apoio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Umuarama, localizado no jardim Alvorada, em Araçatuba (SP), participaram, na manhã dessa quarta-feira (18), de uma palestra sobre alimentação saudável.


Ministrada por uma nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), o evento teve por objetivo informar os benefícios e a importância de uma alimentação saudável. Segundo a assistente social responsável pelo grupo, Lívia Rodrigues Restofe, os encontros ocorrem semanalmente, e a cada reunião um tema é abordado. “Nessa reunião elas aprenderam quais são os nutrientes dos alimentos e como incorporá-los no cardápio”, explicou.


Lívia acrescentou que o grupo composto por 11 mulheres têm aderido aos encontros e também demonstrado contentamento. “A maioria vivia isolada da sociedade. É muito gratificante ver a alegria delas a cada reunião. Isso mostra que nossas atividades estão cumprindo o papel que é promover a socialização e fortalecimento dos vínculos familiares, comunitários e afetivos”, completou.


Dia da Beleza


Simultaneamente, no ponto de Apoio do CRAS Etemp, localizado no bairro Rosele, mulheres que integram o Programa de Acompanhamento Integral à Família (PAIF), receberam o ”Dia da Beleza”. Uma equipe do Instituto Embelleze esteve no local, onde as usuárias puderam usufruir de serviços de corte de cabelo. Também foram sorteados vales-design de sobrancelha.


De acordo com a assistente social responsável pelo grupo, Maíra Silva Souza, o tema autoestima será abordado durante todo o mês de março, em virtude do Dia da Mulher, comemorado no último dia oito. “O objetivo dessa atividade diferenciada é fazer com que elas se sintam valorizadas. Então, nada melhor do que uma mudança no visual para elevar a autoestima”, comentou.

Michele Galdino Madeira, 22, aprovou a iniciativa. “Estava super empolgada para o encontro de hoje. Afinal quem é que não gosta de se embelezar”, questionou. Ela disse ainda, que antes de frequentar o grupo, sentia muito desânimo e só queria ficar dentro de casa. Eu me sentia muito para baixo e só queria ficar deitada o dia todo. Graças aos encontros daqui eu elevei minha autoestima. O CRAS me ajuda a melhorar a cada dia”, declarou.

As ações foram realizadas pela Prefeita de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). Os CRAS são geridos pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP).

CRAS

Os CRAS desenvolvem diversas ações para a comunidade promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Tem como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para até 6 anos de idade e Serviço de Proteção Social Básica no  domicilio para pessoas com deficiências e idosos.


Juntamente com outros 11 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, os CRAS Jussara, Etemp, Umuarama, São José e Centro são geridos pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br
----------------------------------------------------------------------- 

Nenhum comentário: