segunda-feira, 2 de março de 2015

Obras e atividades movimentam Cras no bairro São José



Local passa por reforma em dois andares e recebe reuniões de grupos de apoio


Desde janeiro, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no bairro São José, passa por reformas para assegurar maior segurança e qualidade nos atendimentos. Na segunda-feira (23), equipe da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) finalizou reparos da pintura do prédio e, na terça-feira (24), concluiu instalação das grades de segurança no segundo andar.

Segundo a coordenadora do Cras, Ana Paula Rocha Soares, ainda não há previsão para o término das obras. “Nosso objetivo é melhorar o atendimento e, no segundo andar, onde recebemos famílias e crianças, nossa preocupação foi maior. Por isso, pedimos para que colocassem grades nas janelas”.

Enquanto isso, as atividades continuam normalmente. Na terça-feira de manhã, o grupo do programa Renda Cidadã participou, pela primeira vez, de uma aula de zumba como continuidade dos módulos trabalhados neste ano. De acordo com Ana Paula Soares, a ação pretende estimular o autoconhecimento das mulheres. “Nossas oficinas são voltadas para as reflexões pessoal, familiar e social. Sem se conhecer, elas não têm condições de colocar em prática os outros aspectos, e a dança motiva isso”, comenta.
Ela diz que a aula foi um sucesso, já que incentivou as mulheres a participarem da atividade que será semanal, no próximo mês. “As inscrições para a zumba terminaram hoje (24). Fechamos quatro turmas com 15 pessoas”, informa a coordenadora do Cras no bairro São José.

REUNIÃO


Na tarde de segunda-feira, outro grupo de mulheres vivenciou uma atividade diferente. As integrantes do Programa de Atenção Integral à Família (Paif) foram desafiadas pela psicóloga e técnica responsável Camila de Matos Vitor a se desenharem. “Elas pontuaram questões específicas, como defeitos e mudanças no corpo após a gravidez. Muitas relataram as dificuldades que encontram para conseguir autonomia”, explica.

O grupo se encontra a cada 15 dias e tem demonstrado desenvolvimento no aspecto pessoal. “As mulheres pedem para que divulguemos informações sobre cursos e concursos. Elas querem resgatar a independência financeira, e isso demonstra que nosso trabalho tem dado certo”, comenta Camila de Matos.

CRAS SÃO JOSÉ

Criado no Município em 2006, o Centro de Referência de Assistência Social no bairro São José desenvolve diversas ações para a comunidade, com a finalidade de promover autonomia, autossuficiência e auxiliar na geração de renda, principalmente das mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social. Tem como princípios norteadores garantir aos usuários as seguintes aquisições: Segurança de Acolhida, Segurança de Convívio Familiar e Comunitário, e Segurança de Desenvolvimento da Autonomia.

Cras São José fica na rua Fundador Paulino Gato, 900, atende mensalmente cerca de 450 famílias, e funciona das 8 às 17 horas. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.


------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: