segunda-feira, 9 de março de 2015

Prefeitura celebra Dia Internacional da Mulher com palestra e apresentações‏

Texto e foto: Camila Graziela
A Prefeitura de Araçatuba promoveu na sexta-feira (6) evento recheado com informações e apresentações para mulheres assistidas. Todas vestiam camisetas confeccionadas especialmente para a ocasião. A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) por meio do Centro de Referência da Mulher (CRM) e unidades do Cras (Centro de Referência de Assistência Social).

O evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher (8 de março) ocorreu no Teatro Municipal Paulo Alcides Jorge e teve as presenças do prefeito Cido Sério, dos secretários municipais Marta Dourado (Assistência Social), Antônio Carlos Ferreira (Turismo), Alex Lapenta (Participação Cidadã) e da presidente do Fundo Social de Solidariedade e Conselho Municipal da Mulher, Cidinha Lacerda. Os vereadores Jaime José da Silva e Durvalina Garcia representaram a Câmara Municipal.

O prefeito Cido Sério aproveitou a oportunidade para destacar a amizade de mais de 30 anos com três mulheres que “foram essenciais em minha vida:Marta Dourado, Cidinha Lacerda e Durvalina Garcia. Sem elas, eu não teria me tornado prefeito. Desde a década de 1970, este grupo está empenhado em lutas sociais para melhorar a vida das pessoas e por conquistas de direitos iguais”. 


A secretária Marta Dourado agradeceu ao prefeito pela implementação dos programas voltados especialmente para as mulheres, como o CRM, criado no Município para garantir direitos e a segurança da mulher. “Muito me orgulha fazer parte desta administração, em que as mulheres são reconhecidas e têm seu espaço assegurado”.

A comemoração foi aberta com a palestra “A Conquista dos Direitos das Mulheres”, proferida por Marilda de Oliveira Lemos, assistente social e doutora em ciências sociais. Segundo ela, somente no ano de 2002 o Brasil promoveu políticas públicas voltadas para a mulher. Na sequência, houve apresentações do Balé Municipal e show musical com repertório especialmente dedicado, enquanto elas desfrutavam de coquetel servido no saguão da Biblioteca Municipal. 

Desde 2009 são promovidas atividades diferenciadas nesta data. Além das homenagens, diversas ações acontecem por meio dos programas das secretarias municipais de Assistência Social, de Participação Cidadã e de Saúde. A Prefeitura busca, permanentemente, aperfeiçoar o atendimento disponibilizado às mulheres, abrindo caminhos para que façam valer seus direitos e tenham serviço público de qualidade.
ORIGEM DA DATA 
No dia 8 de março de 1857, em Nova Iorque, operárias decepcionadas com as péssimas condições de trabalho, com os subjulgamentos machistas e salários inferiores resolveram fazer uma paralisação. No entanto, o desfecho do manifesto foi trágico: trabalhadoras foram presas na fábrica de tecido, que foi incendiada, provocando a morte de 130 pessoas. Elas morreram carbonizadas, enroladas em tecido da cor lilás. Por isso, essa cor é utilizada como símbolo da luta das mulheres. 
CRM 
O Centro de Referência da Mulher (CRM) Josymary Aparecida Carranza foi criado em Araçatuba em 2010 com o objetivo de acolher mulheres vítimas de violência e contribuir para que elas conquistem a autossuficiência e resgatem a autoestima. Localizado na rua Chiquita Fernandes, 615, no jardim Bandeiras, possui capacidade de atendimento variada. Atualmente, 58 mulheres são acompanhadas, das 8 às 17 horas. 
Entre os serviços ofertados estão acolhimento, atendimento socioassistencial, atendimento psicológico e orientação jurídica. Ainda há oficinas de reflexão e encaminhamentos para outros programas da Rede de Proteção Social. Também fazem parte do trabalho visitas domiciliares, palestras de divulgação e contatos interinstitucionais, entre outras ações. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), o CRM é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br

-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: