O objetivo principal da 1ª Conferência Municipal do Idoso foi promover a discussão do tema para elaboração de um projeto de lei que contemple os direitos das pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Presente na abertura do evento, o prefeito Cido Sério ressaltou a importância de debater políticas públicas para o setor. “Pesquisas indicam que a população idosa vai viver mais, então nós temos que pensar em políticas para essas pessoas, de forma a atender a demanda crescente. E o nosso governo prefere que o debate seja feito por meio de conferência, que é a forma mais democrática de envolver a sociedade na discussão”, disse o prefeito.
Na ocasião, foram distribuídos aos participantes textos com um anteprojeto de lei para instituição da Política Municipal do Idoso de Araçatuba. O documento diz que essa política deverá assegurar aos idosos o exercício dos direitos individuais e sociais, promovendo ações que favoreçam sua autonomia e integração efetiva na sociedade. À tarde, o texto foi aprimorado pelos participantes dos grupos de discussão e ainda está sujeito a alterações, até que se transforme em projeto de lei a ser enviado pelo Executivo à Câmara dos Vereadores.
Representando o Poder Legislativo compareceram ao encontro a presidente da Casa, Edna Flor (PPS), e o vereador Ermenegildo Nava (PSC). Os parlamentares elogiaram a iniciativa dos organizadores e assumiram o compromisso de se empenhar para que o projeto seja aprovado pela Câmara. Ainda compuseram a mesa de autoridades na abertura do evento o promotor público, Dr. Lindson Gimenes de Almeida, o diretor da Unesp, Pedro Felício Estrada Bernabé, a presidente do CMI, Bernadete Rodrigues Inácio, e a chefe de Divisão da Secretaria de Ação Social, Maria Regina Arruda.
Palestra
Depois da abertura, o professor José Luiz Riani Costa, especialista em Saúde Coletiva, com ênfase em políticas públicas para a população idosa, ministrou a palestra “Construção da Política Municipal do Idoso”. O especialista fez um apanhado histórico das políticas destinadas ao segmento, destacando a Política Nacional do Idoso, de 1994, e o Estatuto do Idoso, de 2003. Ele destacou ainda que Araçatuba dá um passo importante ao debater o assunto, e que a cidade poderá ter influência junto a outros municípios.
Riani ressaltou também que a discussão do tema deve levar em consideração dados estatísticos, como a relação entre o número de pessoas que estão envelhecendo e o de pessoas que nascem. “A população idosa aumenta cada vez mais, e o número de nascimentos têm sido menor. É que nós estamos vivendo um processo envelhecimento, por isso é importante que tenha uma lei que cuide disso”, afirmou. Ele disse que a política municipal a ser elaborada deve abranger questões como moradia educação, meio ambiente, saneamento básico, cultura, trabalho e renda, entre outras.
Foto: Alex Tristante
sexta-feira, 28 de maio de 2010
Araçatuba discute políticas para população idosa
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Araçatuba terá 1ª Conferência Municipal do Idoso
A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria de Ação Social, e o Conselho Municipal do Idoso (CMI) organizam o encontro. Pela manhã, haverá a abertura oficial e, em seguida, palestra com o professor José Luiz Riani Costa, doutor em saúde coletiva. Ele vai falar sobre a “Construção da Política Municipal do Idoso”. Na sequência, os participantes vão debater o assunto. À tarde, haverá dois momentos: discussão em grupo e plenária para aprovação das propostas. A previsão é de que a conferência encerre às 17h30.
Segundo o professor Marcos Francisco Alves, membro do CMI, o encontro é aberto a todas as pessoas, especialmente idosos e representantes das secretarias municipais, de sindicatos e associações de moradores. “Queremos envolver o poder público, representantes do segmento do idoso e toda a sociedade civil nessa discussão, que é importante para definir as políticas públicas para o setor”, afirmou. O professor disse ainda que as propostas discutidas no encontro terão como base as duas últimas conferências nacionais realizadas em 2006 e 2009.
Entrevista
Para falar sobre o assunto, na manhã desta quarta-feira (26) o professor Marcos deu uma entrevista ao programa Cidade Aberta, que é transmitido ao vivo pela rádio Cultura FM e gravado nos estúdios do jornal Folha da Região. Confira:
Coordenadora explica como funcionará o Centro de Referência da Mulher
A entrevista foi transmitida ao vivo pela rádio Cultura FM e ocorreu na manhã desta quarta-feira (26), nos estúdios do jornal Folha da Região.
terça-feira, 25 de maio de 2010
Centro de Referência da Mulher é inaugurado

Na ocasião, a secretária Cidinha anunciou o nome da coordenadora do CRM: Fernanda da Silva Piovesan, que atuava no Fundo Social de Solidariedade e tem experiência na área de defesa da mulher. Ela vai coordenar uma equipe de nove profissionais, entre psicólogas, assistentes sociais, auxiliar administrativa, advogada, recepcionista, auxiliar de serviços gerais e um segurança.
Esses profissionais atuarão para que o CRM previna e enfrente a violência contra a mulher, visando promover a ruptura da situação de agressão e a construção da cidadania por meio de ações globais e de atendimento interdisciplinar.
Entre os serviços que serão prestados se destacam o aconselhamento em momentos de crise, atendimento psicossocial, assessoria jurídica, atividades de prevenção, articulação com a rede de atendimento de proteção especial, levantamento de dados locais sobre a situação de violência contra a mulher.
Atendimento humano
O centro foi estruturado pela Prefeitura por meio da Secretaria de Ação Social e tem como co-gestora a Avape (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência). Na inauguração, a secretária Cidinha Lacerda explicou como deverá ser a atuação do CRM. “Vai ser um trabalho de acolhimento à mulher vitimizada, onde ela – e seus familiares - será acolhida com muito carinho, com muito amor. Porque além do atendimento profissional será oferecido um atendimento humano”, disse Cidinha.
No local, segundo a secretária, a vítima de agressão terá um atendimento que a fará buscar se libertar do vitimizador. “Aqui a mulher vai se sentir segura, ela vai se sentir encorajada a denunciar o agressor e vai ter condições de buscar autonomia, liberdade emocional e financeira para seguir adiante, sem ficar submissa ao seu agressor”, afirmou.
Já o prefeito Cido Sério ressaltou que o CRM é mais uma conquista para a cidade e um espaço que vai melhorar a vida das pessoas. O prefeito disse ainda da sua expectativa com relação ao centro.“Eu espero que todos possam fazer deste espaço um local de confiança, de credibilidade, onde a mulher agredida possa relatar o seu sofrimento e que nós tenhamos condições de ajudar a solucionar esse problema”, disse.
Homenagem
Na ocasião, a secretária Cidinha revelou que a intenção da Administração é dar ao CRM o nome de Josymary Aparecida Carranza, assistente social que trabalhou na DRADS (Divisão Regional de Assistência e Desenvolvimento Social) e foi assassinada pelo seu marido em 1986. A vereadora Durvalina Garcia vai propor o projeto à Câmara dos Vereadores, se for do consentimento dos familiares de Josy.
Conhecendo o CRM
Confira outros vídeos sobre a inauguração:
Canto da Mulher Latino-Americana
Prefeito Cido Sério
Secretária Cidinha Lacerda
Texto de Rosiska de Oliveira
Dr. Lindson Gimenes de Almeida
Desenlace da fita inaugural
Foto: Alex Tristante
quinta-feira, 20 de maio de 2010
Violência sexual contra crianças e adolescentes é tema de teatro e oficinas
A apresentação teatral foi encenada pelos atores Marcos e Rosa Melo em quatro escolas municipais, desde segunda-feira (17). Além do “Mazzei”, localizado na Vila Mendonça, receberam a encenacão as Emebs Profª Francisca Arruda Fernandes (Aviação), Profª Leda Aparecida Lima Martins (Claudionor Cinti) e Profª Ana dos Santos Barros (Pinheiros). Cerca de 1,3 mil crianças do ensino fundamental assistiram ao espetáculo.
Segundo um dos atores da peça, Marcos Melo, a história da Chapeuzinho Vermelho foi escolhida porque contém elementos comuns ao tema tratado na semana. “O lobo mau se faz de vovozinha, e é assim, fingindo ser uma pessoa do bem, que o abusador explora crianças. Também a Chapeuzinho é uma menina que representa a puberdade e está exposta aos perigos”, explicou.
De forma lúdica e bem humorada, os atores abordaram assuntos da modernidade, como a internet. Eles dialogaram na peça sobre o cuidado que as crianças têm que ter ao navegar na web, deram dicas de como evitar pedófilos e recomendaram que, em casos suspeitos, as crianças falem à professora ou a um responsável de confiança, para que sejam tomadas providências.
Capacitação
Já as oficinas direcionadas aos profissionais da saúde, assistência social e educação foram ministradas no Sest/Senat, de terça-feira (18) até esta quinta-feira (20). Nos três dias, de manhà e à tarde, foram realizadas seis oficinas com o objetivo de capacitar os profissionais no que diz respeito à identificação e procedimentos em casos de vitimização de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
As aulas foram ministradas por especialistas com experiência na área. São eles o coordenador do Conselho Tutelar de Araçatuba, Sérgio Raposo Calixto, a psicóloga da Associação Amigos das Crianças (Ai.Bi.), Sandra Terra, e a assistente social da Ai.Bi e do Programa DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública), Gislaine Cavazzana. Os especialistas tiveram o auxílio da equipe técnica – assistentes sociais e psicólogas – do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), órgão que é vinculado à Secretaria de Ação Social (SAS).
Segundo a coordenadora do CREAS, Letícia Ichinose Rodrigues, as oficinas capacitaram cerca de 320 profissionais. A semana é uma realizaçao da Prefeitura de Araçatuba, por meio da SAS, em parceria com o Sest/Senat e o Conselho Tutelar. Ela teve início no dia 13, com foco nos motoristas, e será encerrada nesta sexta-feira (21), quando representantes da área vão elaborar um protocolo único de atendimento aos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes.
Foto (teatro): Anderson
Foto (oficina): Alex Tristante
terça-feira, 18 de maio de 2010
Evento destaca combate à violência sexual contra crianças e adolescentes
.jpg)
Na ocasião, o promotor Dr. Lindson ressaltou o trabalho que vem sendo feito no município na aréa. Ele citou como exemplos a reestruturação, ocorrida em 2009, do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), vinculados à Prefeitura. “Araçatuba caminhou muito nos últimos dois anos, com a reestruturação do CREAS e com a atuação dos CRAS, que são essenciais no acompanhamento das famílias com crianças vitimizadas”, disse. O promotor afirmou também que a a sociedade deve estar sempre atenta aos crimonosos que violentam crianças, fazendo denúncias para os órgãos responsáveis.
Fortalecimento
A secretária Cidinha enfatizou a importância das atividades que estão sendo desenvolvidas na semana. “Esses trabalhos fortalecem a comunidade, a família, o poder público e a sociedade civil para que se engajem nesse tarefa de combater a violência contra crianças e adolescentes”. Cidinha lembrou também que as oficinas de capacitação incluídas na semana vão ajudar os profissionais da saúde, educação e assistência social a detectar casos de abuso sexual. Serão ministradas seis oficinas até quinta-feira (20).

A semana é uma realização da Prefeitura de Araçatuba, Sest/Senat e Conselho Tutelar, com o apoio do Comdica. As atividades tiveram início nos dias 13 e 15 deste mês e encerram na sexta-feira (21), quando será elaborado um protocolo único de atendimento aos casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes.
Fotos: Fernando Verga
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Assistente social e secretária falam sobre semana de combate à violência sexual contra crianças
Na manhã desta segunda-feira (17), a coordenadora do CREAS (Centro de Referência de Assistência Social), Letícia Ichinose Rodrigues, e a secretária de Ação Social, Cidinha Lacerda, falaram sobre a semana em entrevista ao programa Cidade Aberta, transmitido ao vivo pela rádio Cultura FM e gravada nos estúdios do jornal Folha da Região.
Mutirão da Campanha do Agasalho supera expectativa dos organizadores

O prefeito Cido Sério, a secretária da Ação Social, Cidinha Lacerda, e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Carla Augusta Lopes Penteado, iniciaram a campanha motivando os servidores municipais. “Essa ação de hoje vai refletir na vida de muitas pessoas. Nós, como servidores e, antes de tudo, como cidadãos temos um compromisso com a cidade. E estar aqui mostra a consciência de cada um e a contribuição para transformar a realidade de muitas famílias”, enfatizou o prefeito na praça São Joaquim, principal ponto de aglomeração.
A secretária Cidinha Lacerda lembrou o sucesso da campanha de 2009 e ressaltou o caráter solidário dos municípes. “A solidariedade dos araçatubenses é que faz a grande diferença e o sucesso desta Campanha do Agasalho. Esperamos que este ano nós possamos aquecer mais famílias”, disse. A ação teve início em abril, quando a Polícia Civil espalhou várias caixas coletoras em supermercados, padarias e no comércio. A presidente do Fundo Social explica que, embora o arrastão tenha sido o ponto alto da campanha, o recolhimento de agasalhos ainda continua. Carla disse que durante todo o inverno a população pode deixar as peças nas caixas da Polícia Civil ou se dirigir à Secretaria de Ação Social, que fica na rua 15 de Novembro, 170, centro.
Triagem
Carla destacou também que as roupas arrecadadas passarão por uma triagem e separação para a montagem dos kits. As famílias que se cadastraram nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou no Fundo Social serão beneficiadas. No cadastro há informações detalhadas de todos os integrantes da família. “Montamos os kits sabendo o número do calçado da criança, o manequim do pai e da mãe e de todos. Nós personalizamos o kit desta maneira para evitar desperdícios”, explica Carla. Ela acrescenta ainda que, neste ano, até a religião da família foi levada em consideração no formulário de cadastro.
“Recebemos não só roupas de inverno, então é importante saber que não devemos mandar uma blusa de alça para uma família ortodoxa. São cuidados que adotamos e que, no resultado final, faz uma grande diferença”. A presidente do Fundo Social esclareceu também que quando os kits ficarem prontos serão entregues de forma descentralizada. “Começamos pelos bairros mais carentes e, conforme vão ficando prontos, nós fazemos a entrega. As famílias receberão uma carta em sua residência avisando o dia, o horário e o local para receberem a doação", afirmou Carla.
Renata Massano
Colaboração: Anderson
Foto: Cidinha Lacerda
sábado, 15 de maio de 2010
Em mutirão, autoridades falam a servidores sobre Campanha do Agasalho
sexta-feira, 14 de maio de 2010
Presidente do Fundo Social fala sobre arrastão da Campanha do Agasalho
Associação recebe brinquedoteca "Zilda Arns"

A Arca foi indicada pela Secretaria da Ação Social. Composta de móveis ergonômicos feitos de madeira e fórmica, brinquedos e livros, o espaço atende às necessidades lúdicas do público atendido na entidade. O equipamento leva o nome da doutora Zilda Arns, médica pediatra e sanitarista, fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança, morta em 12 de janeiro deste ano, vítima do terremoto que assolou o Haiti. A ideia da homenagem também partiu do prefeito.
De acordo com o presidente do comitê, José Roberto Vieira Barbosa, a homenagem é mais do que justa, “em respeito ao belo e exemplar trabalho que ela desenvolveu no Brasil e no mundo”. O evento também foi prestigiado pelos secretários municipais Silvio Garcia (Desenvolvimento Econômico e Turismo), Cidinha Lacerda (Ação Social), Beatriz Soares Nogueira (Educação), além da presidente da Câmara Municipal, Edna Flor, e dos vereadores Joaquim Pereira de Castilho e Durvalina Garcia.
Programa Lobato desenvolve atividades em homenagem às mães
Foto: AAS
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Campanha do Agasalho terá arrastão neste sábado
Depois desse ato, cada equipe vai se dirigir para sua área de atuação. Os funcionários visitarão a maioria dos bairros de Araçatuba e estarão identificados com um crachá vermelho com a logomarca da Prefeitura. A Administração pretende pelo menos repetir o sucesso da campanha do ano passado, quando foram arrecadadas cerca de 190 mil peças. As pessoas que não forem encontradas em suas residências no sábado, e que desejam fazer a doação, podem se dirigir à Secretaria de Ação Social, na rua 15 de Novembro, 170, centro. Se preferir, o doador tem a opção de depositar as roupas em uma das caixas da Polícia Civil que estão em supermercados da cidade. Depois de colhidas as peças, elas vão passar por uma triagem e serão entregues a partir de junho às famílias cadastradas, hospitais e pessoas que necessitem. Mais informações: 3625-4300.
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Semana vai discutir o combate ao abuso e exploração sexual
Segundo uma das organizadoras, a coordenadora do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Letícia Ichinose Rodrigues, a semana foi elaborada com o objetivo de esclarecedr a população “Vamos levar informação tanto para crianças, de forma que elas aprendam a identificar e evitar situações de abuso, como também aos motoristas e profissionais diversos, para que aprendam a identificar os possíveis sinais emitidos por crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual”, disse.
Com base nessas informações, afirma Letícia, as pessoas estarão mais esclarecidas e conscientizadas a fazer denúncias e encaminhamentos devidos. A coordenadora do CREAS – órgão que é vinculado à Secretaria de Ação Social – disse também que a realização da semana conta com o apoio do Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e da Secretaria da Educação.
Confira a programação:
13/05 - quinta-feira - às 19h30
Debate e informação com projeção de pequenos filmes sobre o problema da exploração sexual infantil
Foco: motoristas
Local: estacionamento do Posto de Combustíveis Cacique (Rodovia Marechal Rondon)
15/05 - sábado - às 12h
Debate e informação com projeção de pequenos filmes sobre o problema do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
Foco: motoristas
Local: Sest/ Senat
Endereço: Rodovia Senador Teotônio Vilela, km 9
De 17 a 20/5 – no horário escolar (manhã e à tarde)
Apresentação de peça de teatro abordando o tema
Foco: crianças e adolescentes
Locais: Emebs Ana dos Santos Barros, Francisca Arruda Fernandes, Leda Aparecida Martins e José Herculano
18/05 - terça-feira - às 8h
Abertura oficial do evento, com palestra e presença de autoridades municipais
Local: Sest/Senat
De 18 a 20/05 - oficinas com profissionais da área
Foco: profissionais diversos dos segmentos de saúde, educação e assistência social)
Horários:
Dia 18 (terça-feira) – das 8h às 12h
Dia 19 (quarta-feira) – das 10 às 12h e das 16 às 18h
Dia 20 (quinta-feira) - das 9 às 11h e das 14 às 16hs
Local: Sest/Senat
21/05 - sexta-feira - às 8h
Reunião para elaboração de um “protocolo único de atendimento” em casos de abuso sexual.
Foco: convidados responsáveis pelos segmentos relacionados à criança e ao adolescente
Local: Sest/Senat
sábado, 8 de maio de 2010
Alvorada recebe festa para mães em Centro Comunitário
Ao cumprimentar as homenageadas, o vice-prefeito (foto, de costas) lembrou da sua trajetória junto ao universo materno. “Eu tive duas mães, uma biológica e uma adotiva. Por isso sei da importância que o carinho de mãe exerce na vida de cada pessoa. Quero que cada uma de vocês tenha uma vida de conquistas e felicidades”, disse Hernandes. Já a presidente do Fundo Social destacou a importância das mães na educação dos filhos e do seu papel na sociedade. “Que este dia não seja só de festa, mas que sirva pra gente se fortalecer como mães e possamos refletir sobre o nosso papel no mundo”, afirmou. Também esteve presente na festa a coordenadora-geral dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), Márcia Moreira Lavoyer.
Foto: AAS
sexta-feira, 7 de maio de 2010
Crianças do Peti homenageiam mães com atividades culturais
A coordenadora do Peti, Olga Cristina de Arruda Saito, se encarregou da abertura. Na ocasião, ela convidou as homenageadas para um café da manhã. Em seguida, as mães foram presenteadas com livros de receita decorados, enfeites e demais brindes. Entre as apresentações, as crianças exibiram duas coreografias de dança – “Sons do corpo” e “Pra você eu guardei o amor”-, um número de hip hop, uma esquete de teatro circense, declamação de dois poemas do livro “Minha mãe, meu mundo”, de Anderson Cavalcanti, além de apresentações musicais e roda de capoeira.
O momento mais engraçado do evento – que foi realizado no bairro Alvorada, onde fica a sede do Peti - foi a dublagem da música “Como é grande o meu amor por você”, de Roberto Carlos, em que os garotos Juan Jr. Corrêa da Silva e Carlos Adriano Mendonça simularam ser o Rei. A ideia foi reproduzir com o “máximo” de fidelidade a estrutura de um grande show, com segurança particular, bailarinas e tudo mais (vídeo abaixo).
Emoção
Na sequência, a emoção tomou conta da manhã no Peti. Ao cantar “A carta”, música de Álvaro Socci e Cláudio Matta, o menino Michael de Oliveira Simões, de 9 anos, não conteve aos lágrimas. Ele conduziu a canção em meio a tímidos prantos, mas com voz bela e bem postada, a contagiar algumas mães e monitoras do Peti, que também desandaram a chorar. A poesia da letra da música - que fala de uma situação amorosa, lágrimas e da “vontade de voar” – parecia ser o que realmente estava sentindo o menino.
Abaixo, assista ao vídeo em que Michael canta “A carta”. Todas as atividades apresentadas no evento desta manhã foram desenvolvidas nas oficinas do Peti, como a de musicalização, dança, capoeira e atividades circenses. O programa atende 85 crianças de 6 a 15 anos e é gerido pela Prefeitura de Araçatuba por meio da Secretaria de Ação Social.
Outros vídeos;
Apresentação circense (1)
Apresentação circense (2)
Pra você eu guardei meu amor
Sons do corpo
Roda de capoeira
quarta-feira, 5 de maio de 2010
Presidente do Fundo Social fala sobre Campanha do Agasalho em entrevista
CRAS do Jussara promove festa para mães
Na ocasião, ela parabenizou as mães pela data e ressaltou a importância de a comunidade usar os equipamentos sociais. “O CRAS está próximo de vocês e atende a toda a família ou a quem dele precisar. Nossa intenção, como poder público, é dar condições para que cada um de vocês adquiram autonomia”, disse.
Ela afirmou ainda que isso é possível por meio dos cursos gratuitos que são oferecidos pela unidade e pelo Cemfica (Centro Educação Municipal e Formação Integral da Criança e Adolescente) do CSU (Centro Social Urbano) do Jussara. Em homenagem às mães, crianças do Cemfica fizeram uma apresentação musical, interpretando a canção “Como é grande o meu amor por você”, de Roberto Carlos. No final, as homenageadas receberam brindes e foi servido um café da tarde.
Foto: AAS
Unidade assistencial do Verde Parque é apresentada a autoridades
No local, as famílias são atendidas por assistentes sociais do CRAS. As profissionais orientam as pessoas que procuram o ponto de apoio, dão atendimento socioassistencial e encaminham os mais necessitados para os programas sociais. Na apresentação do espaço, a coordenadora-geral dos CRAS, Márcia Moreira Lavoyer, disse que em breve também serão oferecidas oficinas de reflexão e de artesanato na nova unidade. Na ocasião, a secretária da Educação anunciou que a pasta vai ministrar, em uma sala no Lar, a última etapa do ensino infantil para uma turma de cerca 30 alunos. As crianças – que têm 5 anos de idade - serão preparadas para o ensino fundamental.
Com a implementação desta nova unidade, Araçatuba passa a contar com sete pontos de apoio e mantém quatro CRAS, dois deles criados no ano passado. O prefeito Cido Sério enfatizou a importância da ampliação da rede de proteção social básica no município. “O poder público precisa chegar nos bairros mais distantes, oferecendo oportunidades para que as pessoas se emancipem ou acolhendo as pessoas mais vulneráveis. Este ponto e apoio vem a ser mais um instrumento nesse processo”, disse.
A secretária de Ação Social, Cidinha Lacerda, destacou o trabalho que será feito conjuntamente entre as secretarias de Educação e de Ação Social. Ela aproveitou também para agradecer à direção do Lar Espírita Caminho de Nazaré, que cedeu o espaço onde funciona a nova unidade. O diretor administrativo da entidade, Marcelo Pereira dos Reis, foi saudado em nome de toda a equipe. Cidinha destacou ainda o empenho da líder comunitária Geraldina Santana Araújo, a Dona Dina, na articulação da comunidade. O ponto de apoio do CRAS no Verde Parque fica na rua Natalino Pereira da Silva, 140.