quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Cras Umuarama oferece atividades que promovem o bem estar de meninas e mulheres

texto e foto: Camila Graziela
Alunas do balé receberam festinha para comemorar o Dia das Crianças, enquanto outra turma espantava o calor na aula de hidroginástica
As meninas que frequentam as aulas de balé no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Umuarama ganharam, nesta quarta-feira (15), uma festinha para comemorar o Dia das Crianças (12 de outubro). A ação faz parte de uma série de atividades realizadas pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e seus programas, para marcar a data.

Entre brincadeiras, músicas e danças as pequenas ‘bailarinas’ se divertiram. Houve também a distribuição de cachorro quente, bolo, refrigerantes e sacolinha de doces. “Eu nasci querendo ser bailarina. Adoro fazer balé”. Este foi o depoimento de Andressa, de cinco anos. Gabriela (6) teve opinião semelhante. “Aqui é muito legal e eu nunca falto porque quero ser uma bailarina”, comentou a menina.

Paralelo ao evento, dez mulheres espantavam o calor escaldante na piscina da unidade, durante a aula de hidroginástica. Iniciada em agosto, a atividade foi dividida em diversas turmas para atender a demanda. De acordo com a educadora física, Alessandra Marques, as aulas ocorrem de segunda à quinta-feira nos dois períodos do dia, com duração de 50 minutos. Cada turma possui em média 14 mulheres que frequentam o local duas vezes por semana. Além das turmas atuais, o CRAS ainda tem uma lista de espera.



Alessandra comentou também sobre os benefícios para quem pratica a modalidade. “A hidroginástica engloba tanto o aspecto físico, como o emocional. É uma atividade que trabalha o corpo todo, proporcionando fortalecimento muscular e articular, o aumento da flexibilidade, equilíbrio motor, melhora de problemas como artrite, artrose e insônia, além dos benefícios psicológicos”, detalhou a profissional.

Uma das alunas é Nádia Botelho, de 38 anos. Ela está participando das aulas por recomendação médica. “Devido a fortes dores no meu joelho descobri que tenho artrose e desgaste, foi aí que o médico me recomendou a hidroginástica. Ele disse que não há remédio melhor e as minhas dores realmente diminuíram depois que entrei para a turma. Essas aulas caíram do céu”, declarou satisfeita. A dona de casa Valdirene Melo Santana, 34, também disse sentir melhora em pouco tempo. “Já sinto meu corpo mais leve. Eu tenho uma vida agitada e as aulas me ajudam a relaxar e descontrair”, relatou.

CRAS Umuarama
Criado no município em 2006, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Umuarama desenvolve diversas ações para a comunidade promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Tem como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família – PAIF, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 0 a 6 anos de idade e Serviço de Proteção Social Básica no domicilio para pessoas com deficiências e idosos.

O CRAS Umuarama fica na rua Célio Rodrigues de Araújo Cintra, 788, atende mensalmente cerca de 430 famílias, e funciona das 8h às 17h. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CRAS Umuarama é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: