quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Conselheiros tutelares são nomeados na Prefeitura

O prefeito Cido Sério nomeou os cinco membros da nova composição do Conselho Tutelar de Araçatuba, na tarde desta quarta-feira (1°). Eles foram eleitos no dia 15 de agosto, em pleito que teve participação de 3.205 mil eleitores e nove candidatos. A cerimônia de nomeação foi realizada no auditório da Prefeitura e contou com a presença de representantes do segmento da criança e do adolescente.

Os conselheiros assumem as atividades na próxima sexta-feira, para o triênio 2010-2013. Na solenidade desta quarta-feira, o conselheiro Edson José da Rocha (foto acima, ao microfone) destacou o papel do órgão de proteção dos direitos da criança e do adolescente e resumiu a forma com que os conselheiros atuam: “A gente se doa para ver a criança bem”. Rocha é o único remanescente do triênio anterior e foi escolhido pelos novos membros para ser o coordenador do conselho. Essa função terá duração de seis meses, em processo de rotatividade.

O coordenador também enfatizou os avanços promovidos pelo Governo Municipal no atendimento ao segmento infanto-juvenil. “Temos uma Administração em que a gente tem visto investimento na área”, disse Rocha, referindo-se à instalação de unidades sociais, como a Casa de Passagem e o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

Prioridade

Na ocasião, o prefeito Cido Sério disse que para acabar com a violência contra a criança é preciso que as pessoas trabalhem para “vencer a construção do mal”. Segundo ele, os conselheiros tutelares são agentes fundamentais nesse processo. O prefeito afirmou, ainda, que sua gestão opta por primeiro acolher e dar dignidade às pessoas. “O ser humano é nossa prioridade, depois vem as outras coisas”, enfatizou.

Assim que as autoridades fizeram seus pronunciamentos, o prefeito e a secretária de Assistência Social, Cidinha Lacerda, assinaram o decreto de nomeação dos conselheiros. Além do coordenador, a nova composição conta com os seguintes membros: Rebeca Alves de Lima, Ana Lúcia Souza Garcez Mello, Rosângela Martinez Proto e Indalécio Adriano de Lima.

Entre as atribuições do Conselho Tutelar está a de fiscalizar o cumprimento dos direitos previstos no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Também participaram do evento no auditório da Prefeitura o secretário municipal de Participação Cidadã, Alex Lapenta, o presidente do Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Albertino de Lima, e a vereadora Durvalina Garcia (PT).

Fotos: Alex Tristante

Nenhum comentário: