sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Atendimento familiar é tema de capacitação

A Secretaria de Assistência Social (SAS) elaborou um “Plano de Atendimento Familiar”. Ele será aplicado, a partir deste semestre, pela equipe técnica dos programas da rede de proteção social geridos pela SAS. Para saber mais sobre o trabalho a ser desenvolvido, os profissionais estão passando por capacitações.

Na manhã desta quinta-feira (2), cerca de 20 assistentes sociais receberam orientações da diretora do Departamento de Proteção Social Especial da SAS, Maria Regina de Arruda, e da gerente da Avape (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência) em Araçatuba, Eliana Maguollo. A Avape é co-gestora do plano.

Segundo Maria Regina, a proposta de trabalho consistirá em fazer o acompanhamento das famílias, por meio de reuniões socioeducativas, encaminhamentos para programas sociais e avaliações. “Será feito o levantamento da realidade de cada família, no que diz respeito à manutenção de crianças na escola, situações de desemprego e outros dados”, diz.

Com base nessas informações, a Secretaria vai aprimorar o atendimento da rede de proteção social e estabelecer metas e intervenções necessárias em cada caso. “Entre os objetivos que queremos alcançar com esse trabalho é tirar famílias da situação de dependência, para que elas possam ser autossuficientes”, afirma Maria Regina. Serão capacitados profissionais de todos os programas e serviços geridos pela SAS, como Bolsa Família, Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), Renda Cidadã e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

Foto: AAS

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