sábado, 20 de novembro de 2010

Capoeira, bandeira nacional e ECA foram temas de atividades desenvolvidas no Programa Lobato

Palestra sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), exposição da bandeira nacional em versões "costumizadas" e apresentação de Capoeira Angola. Foi com essas atividades que o Programa Lobato – Sítio da Criança celebrou três datas especiais nesta sexta-feira (19): o Dia da Bandeira (19/11), o Dia Nacional da Consciência Negra (20/11) e o Dia da Declaração dos Direitos da Criança (20/11).

Mais de 160 meninos com idades entre nove e 15 anos participaram das atividades. Pela manhã, a conselheira tutelar Rebeca Alves de Lima ministrou uma palestra sobre os principais pontos do ECA, com o objetivo de explicar às crianças e adolescentes direitos e deveres. A palestra também ocorreu à tarde, desta vez ministrada pelo conselheiro tutelar Indalécio Adriano de Lima (foto abaixo).

Durante o dia, ficaram expostas no sítio dezenas de bandeiras confeccionadas nas oficinas de que os meninos participam, entre elas jardinagem, psicultura, horticultura, pequenos animais e educação artística. As crianças e adolescentes foram divididos em grupos e fizeram o estandarte nacional com materiais como sacolas, copos plásticos, serragem, casca de ovo, folhas secas e sementes.

A sexta-feira no sítio também teve a participação de integrantes do grupo de Capoeira Angola, liderado pelo professor Anselmo Ribeiro de Campos. Ele promoveu um bate-papo sobre a Consciência Negra e a importância da capoeira na história do Brasil. Na ocasião, os meninos ouviram cantigas e sambas de roda, e alguns até gingaram.

Nenhum comentário: