terça-feira, 30 de novembro de 2010

Cursos de capacitação profissional têm início

Familiares de crianças do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) de Araçatuba iniciaram nesta segunda-feira (29) os curso de Serviço de Camareira e de Recepção, Atendimento e Portaria, no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). As atividades são oferecidas gratuitamente e mantidas pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social de Araçatuba, em parceria com a Fundação Telefônica. O encerramento dos cursos será no dia 15 de dezembro.

Ao todo, 34 pessoas foram inscritas, sendo 17 em cada curso. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h. Segundo uma das alunas, a aposentada Penha de Lourdes Copetti (foto abaixo, à esquerda), 60 anos, a atividade veio de encontro à sua vontade. “Eu gosto de estudar, de participar de cursos, e quando veio essa oportunidade eu aproveitei”, afirma. Penha escolheu fazer o curso de camareira e disse que pretende trabalhar na área.

Já a garçonete Luana Daniela Mendonça dos Santos (foto acima), 26 anos, optou por fazer o curso de Recepção, Atendimento e Portaria porque vê crescimento do mercado. “Estão sendo construídos muitos prédios na cidade, então é uma área que está em crescimento, e que vai precisar de gente para trabalhar”, diz. A garçonete também destaca a abrangência do curso. “Vamos supor que a atividade de porteiro não ofereça vaga, mas aí eu posso ir atrás de um serviço de recepcionista”.

Desenvolvimento

De acordo com Luana, a qualificação profissional pode contribuir com o desenvolvimento das famílias e de cada pessoa que participa. “Com esse tipo de curso, eu creio que a gente tem muita oportunidade de expandir”, enfatiza. Segundo a secretária de Assistência Social, Cidinha Lacerda, a oferta de cursos de qualificação profissional é um meio de promover a inclusão social das famílias.

“Com os nossos programas sociais, damos um atendimento integral à família. No Peti, por exemplo, o foco é o combate ao trabalho infantil, mas também damos todo o apoio à família das crianças, inclusive no que diz respeito a preparar pessoas para o mercado de trabalho”, afirma.

Nenhum comentário: