terça-feira, 23 de novembro de 2010

Seminário em Araçatuba vai abordar temas relacionados à mulher nesta quinta-feira

O Governo de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Participação Cidadã, vai realizar o seminário “Mulher no Século XXI”, nesta quinta-feira (25), quando é celebrado o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher. O evento vai ocorrer no auditório da prefeitura, das 9h às 11h30, com entrada gratuita. Serão debatidos temas como igualdade de oportunidades, afirmação de direitos, Lei Maria da Penha, participação da mulher na política e condição de gênero na sociedade.

Quatro representantes femininas foram convidadas a palestrar: (esq. p/ dir.) a delegada de Defesa da Mulher, Luciana Pistori Frascino, que vai falar da violência contra a mulher; a secretária municipal de Assistência Social, Cidinha Lacerda, que vai discutir políticas públicas e ações afirmativas; a socióloga e secretária municipal de Governo, Tânia Regina Gimenez, que abordará a igualdade de oportunidades; e a vereadora Durvalina Garcia, que vai discorrer sobre a mulher na política.

Na ocasião, será exibido um vídeo a respeito do Centro de Referência da Mulher (CRM) Josymary Aparecida Carranza, que na quinta-feira completa seis meses de funcionamento na cidade. Ele foi inaugurado pela administração municipal no dia 24 de maio e começou a atender no dia seguinte. Segundo o secretário municipal de Participação Cidadã, Alex Lapenta, o objetivo do seminário é promover a reflexão sobre a condição de gênero na sociedade e direitos da mulher.

Rede de proteção

“Queremos dar visibilidade ao tema e reafirmar o compromisso da gestão municipal e de órgãos públicos em combater a violência contra a mulher, aglutinando e motivando a rede de proteção, além de debater a igualdade de oportunidades, políticas públicas e outras questões”, disse Lapenta. Segundo ele, o seminário vai dar prosseguimento a discussões já iniciadas em agosto deste ano.

Naquele mês, a prefeitura, por meio da Coordenadoria da Mulher, realizou um evento para debater os quatro anos da Lei Maria da Penha. O secretário lembra que na oportunidade foi firmado um protocolo de atendimento da rede de proteção à mulher. O documento tem por objetivo promover ações integradas entre os órgãos públicos e equipamento sociais ligados ao segmento, como CRM, Delegacia de Defesa a Mulher, Defensoria Pública, Conselho Municipal e Hospital da Mulher.

A data

O Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher é celebrado pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1999. A data foi escolhida para lembrar as irmãs Mirabal (Patria, Minerva e María Teresa) assassinadas no dia 25 de novembro de 1960 pela ditadura de Leônidas Trujillo, na República Dominicana. No dia em que morreram, as opositoras do regime ditatorial foram levadas para uma plantação de cana-de-açúcar onde foram apunhaladas e estranguladas.

Mais conhecidas como Las Mariposas, as irmãs Mirabal foram homenageadas durante o 1º Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe, realizado em Bogotá, Colômbia, em 1981. Na ocasião, as mulheres reunidas propuseram a criação do Dia Latino-Americano e Caribenho de Luta Contra a Violência à Mulher. Em 17 de dezembro de 1999, a Assembleia Geral das Nações Unidas universalizou a celebração da data.

Nenhum comentário: