quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Prefeitura conseguiu 85% de casas populares a mais

Um dos primeiros municípios paulistas a aderir ao “Minha Casa, Minha Vida”, Araçatuba tem muitos motivos para comemorar. Nesta edição inicial do programa, a Prefeitura de Araçatuba conseguiu mais casas que o previsto, o sistema de inscrição foi informatizado e vinculado ao Cadastro Único (banco de dados com informações de usuários e programas sociais) e o sonho da casa própria já é realidade para centenas de moradores.

De início, 624 famílias foram beneficiadas com o Porto Real, entregue em julho deste ano; outras 960 serão contempladas nos próximos meses, com o residencial Atlântico. Ambos destinados a famílias com renda de até três salários mínimos. Araçatuba aderiu ao programa em 15 de abril de 2009, tendo sido a primeira cidade da região Oeste do Estado a tomar a iniciativa.

Em maio do mesmo ano, a Prefeitura realizou o cadastramento dos interessados em adquirir um imóvel. A Administração fez esse procedimento de forma digitalizada e cadastrou aproximadamente 15 mil famílias de baixa renda."Segundo o gerente da Caixa Econômica Federal de Araçatuba, Eraldo Nobre Cruz, esse primeiro cadastramento foi “muito bem elaborado” e contribuiu com a agilidade do processo.

LEVANTAMENTO

O gerente ainda destaca a atuação da Prefeitura junto ao Governo Federal no pleito de casas. “Inicialmente estavam previstas 853 unidades para Araçatuba e graças ao levantamento de demanda feito pela Prefeitura esse número chegou a 1.584”, disse. Desta forma, a Administração Municipal conseguiu 731 unidades a mais que o previsto, ou seja, superou em 85% a expectativa.

Cruz também elogia o trabalho do corpo técnico da Caixa na aprovação dos projetos e destaca as visitas feitas por funcionários municipais às famílias pré-selecionadas para residir no Porto Real, o primeiro residencial na cidade para famílias de baixa renda. Segundo ele, as visitas técnicas deram “bastante confiabilidade ao banco de dados” mantido pela Caixa.

VÍDEO

O gerente afirma ainda que um vídeo feito pela Secretaria Municipal de Comunicação Social – e que foi exibido aos moradores do Porto Real – está sendo utilizado nas reuniões de gerentes das 33 agências da Caixa na região de Araçatuba. “O vídeo está sendo usado para mostrar para os gerentes regionais os efeitos provocados nas famílias, os primeiros reflexos”, diz Cruz.

No material produzido, são mostradas imagens do Porto Real e de pessoas emocionadas com a realização do sonho da casa própria. Para a secretária municipal de Assistência Social, Cidinha Lacerda, o sucesso do programa “Minha Casa, Minha Vida” em Araçatuba é reflexo do esforço conjunto das secretarias municipais em parceria com a Caixa.

REFERÊNCIA

“O programa em Araçatuba pode ser considerado referência pela forma como foi conduzido, pelos esforços que resultaram no êxito. Além disso, é uma emoção muito grande para quem se envolveu no processo, pois estávamos participando do sonho da casa própria de centenas de famílias”, destaca Cidinha. O prefeito Cido Sério também comemorou o sucesso do programa no município.

“Conseguimos cerca de 1,5 mil casas para Araçatuba, destinadas a famílias que não teriam outra forma de financiar um imóvel. Isso é muito importante para a cidade, é algo histórico”, diz Cido Sério. Segundo ele, além de promover a inclusão social, o programa reduz o déficit habitacional na cidade. “Por isso, estamos pleiteando junto ao Governo Federal mais unidades”, enfatiza.

Nenhum comentário: