quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Programa Lobato: crianças são estimuladas a comer alimentos mais saudáveis

Difícil encontrar uma criança que não goste de bombons, bolacha recheada, iogurte, e que em supermercado não atormente os pais sobre o que comprar de supostamente mais gostoso. Desafio é convencê-la do contrário.

Então, para conscientizar garotos do Programa Lobato - Sítio da Criança a optar por alimentos mais saudáveis é que a nutricionista do Restaurante Popular, Aline Agatha de Sousa Trindade, esteve no local, nesta quarta-feira (17).

Na ocasião, de manhã e à tarde, ela ministrou palestra sobre a importância da ingestão de alimentos ricos em nutrientes como proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais. Dezenas de garotos participaram da atividade.

Houve ainda uma gincana, cujo objetivo foi instruir as crianças sobre como comprar no supermercado, quando vão com os pais. Durante a atividade, os participantes ainda degustaram bolo de alface acompanhado de suco natural.

Ações

O evento realizado nesta quarta-feira é uma das ações da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) no que diz respeito à segurança alimentar e nutricional em Araçatuba.

No Sítio da Criança, programa que é gerido pela SMAS, as crianças recebem alimentação balanceada, com refeição composta por arroz, feijão, carne, guarnição, salada, fruta e sobremesa.

Fome Zero

As verduras consumidas pelos meninos são produzidas na horta do próprio sítio. Além disso, os garotos levam para casa semanalmente produtos da agricultura familiar, por meio do programa Compra Direta, da estratégia Fome Zero.

Atualmente, cerca de 120 meninos com idades entre 7 e 15 anos frequentam o sítio no contraturno escolar. Eles participam de diversas atividades, entre as quais oficinas de circo, capoeira, teatro, horticultura, cuidados com animais e iniciação artística.

Nenhum comentário: