quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

CRAS São José promove alegria e diversão para seus usuários

Texto e foto: Camila Graziela

Enquanto crianças do SCFV curtem passeio de trenzinho, os idosos recebem festa para comemorar aniversariantes do mês

Um passeio de trenzinho animou a tarde das crianças que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos (SCFV), do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do bairro São José. Embaladas por músicas infantis as crianças com até seis anos de idade, que estavam acompanhadas de seus pais, cantavam empolgadas. Entre palmas, sorrisos, apitos do ‘trem’ e acenos para quem passava na rua, pais e filhos se divertiram.



A alegria foi o mote do passeio. Com uma hora de duração, o trenzinho partiu da sede da unidade que fica na rua Fundador Paulino Gato, com destino à praça Rui Barbosa, no centro da cidade. Entre os presentes, o pequeno Jeferson, de oito anos, era o mais animado. Com o sorriso estampado no rosto, cantando e acenando para as pessoas que passavam na rua o tempo todo, ele afirmou ter gostado muito do passeio. “Estou adorando andar de trenzinho”, disse o garoto.

  
A psicóloga responsável pelo grupo, Camila Elisa Vítor, explica que, um dos enfoques do SCFV é a aproximação entre mãe e filho. “O intuito do passeio é estimular o elo entre as famílias, com uma mescla de diversão, zelo, proteção e fortalecimento de vínculo”, frisou Camila.


A Constituição Federal Brasileira de 1988 determina que haja ‘prioridade absoluta’ na proteção da infância e na garantia de seus direitos, não só por parte do Estado, mas também da família e da sociedade. Partindo dessa premissa, A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e seus programas, têm adotado uma série de medidas para assegurar os direitos, bem como o desenvolvimento integral desse grupo dentro da sociedade.


Paralelamente ao passeio, o grupo de idosos do SCFV recebeu uma festa para comemorar os aniversariantes dos meses de novembro e dezembro. Ao todo, 11 pessoas foram homenageadas com muita música, dança e animação. Embalados pelo músico João Ricardo. As atividades ocorreram na última sexta-feira (28). 


CRAS São José

Criado no município em 2006, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro São José desenvolve diversas ações para a comunidade promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Tem como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família – PAIF, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 0 a 6 anos de idade e Serviço de Proteção Social Básica no domicilio para pessoas com deficiências e idosos.


O CRAS São José fica na rua Fundador Paulino Gato, 900, atende mensalmente cerca de 450 famílias, e funciona das 8h às 17h. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CRAS São José é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br
----------------------------------------------------------------------- 

Nenhum comentário: