quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Crianças assistidas pelo Município ganham tarde de diversão no shopping

Texto e foto: Camila Graziela
Elas receberam um passaporte da alegria, no qual, puderam se divertir por duas horas em todos os brinquedos do Play Game 
As crianças de até seis anos que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do bairro São José, tiveram uma tarde muito especial na quarta-feira (29). Acompanhadas por suas mães, elas receberam um passaporte da alegria, no qual puderam se divertir por duas horas em todos os brinquedos do Play Game, espaço de recreação dentro do Araçatuba Shopping Center.

Ao subirem a rampa que dá acesso ao local de recreação, a euforia tomou conta dos presentes. A turminha se mostrava admirada com tantos brinquedos à disposição. Após as horas de brincadeira, os participantes foram para a praça de alimentação e todos receberam um kit com lanche, refrigerante, batata fritas e, de sobremesa, sorvete.


“Estou encantada. Não imaginava que teríamos acesso a todos os brinquedos”, comentou Aline Moreira, 25. Ela, que é mãe de Guilherme, de seis anos, disse estar muito feliz pela oportunidade. “É muita felicidade. Eu moro aqui há muitos anos e esta é a segunda vez que venho ao shopping, mas nunca tinha vindo nesta área. Só tenho a agradecer ao CRAS por estar proporcionando este momento de alegria, pois eu não teria condições de trazer meu filho aqui. Estamos muito felizes”, declarou emocionada.


Opinião semelhante teve Janaína Madalena Alves, 23, mãe de Gabriel, de 4 anos e Vitória, de sete meses. “Este passeio está maravilhoso. As crianças estão se divertindo muito. Eu nunca tive oportunidade de trazer meus filhos aqui”, relatou satisfeita. Para Daniela Pereira de 29 anos, mãe de duas crianças, este foi um momento de diversão para a família toda. “Está ótimo isso aqui. Até eu estou me divertindo com os brinquedos. Nós nunca viemos aqui por conta das condições. Minha vida melhorou muito depois que fui para o CRAS”, afirmou radiante.


A Constituição Federal Brasileira de 1988 determina que haja ‘prioridade absoluta’ na proteção da infância e na garantia de seus direitos, não só por parte do Estado, mas também da família e da sociedade. Partindo dessa premissa, A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e seus programas, têm adotado uma série de medidas para assegurar os direitos, bem como o desenvolvimento integral desse grupo dentro da sociedade.


 A psicóloga responsável pelo grupo Camila Elisa Vítor, explica que, conforme o que é discutido e observado nos encontros dentro do equipamento foi verificado que estar em campo é a oportunidade de estreitar os laços entre as famílias acompanhadas. “Cada mãe é orientada para zelar, cuidar e ficar mais próxima do seu filho durante atividade e lazer, com isso, diminui a alienação maternal e fortalece o vínculo entre mãe e filho”, frisou a profissional.



CRAS São José
Criado no município em 2006, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro São José desenvolve diversas ações para a comunidade promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Tem como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família – PAIF, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 0 a 6 anos de idade e Serviço de Proteção Social Básica no domicilio para pessoas com deficiências e idosos.

O CRAS São José fica na rua Fundador Paulino Gato, 900, atende mensalmente cerca de 450 famílias, e funciona das 8h às 17h. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CRAS São José é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.
------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br
----------------------------------------------------------------------- 

Nenhum comentário: